A Academia de Cinema Brasileiro anunciou hoje (15), que o filme ‘O Agente Secreto’ será o representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.
Além da presença em diversos festivais e as quatro premiações – incluindo Melhor direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura – recebidas em Cannes, o longa já conquistou espaços importantes dentro do mercado internacional. Neste fim de semana, Wagner Moura ganhou destaque com uma entrevista exclusiva na revista americana Variety e o filme recebeu dezenas de críticas positivas da imprensa norte-americana.

A exibição no 50º Festival de Cinema de Toronto (TIFF), marcou a première canadense do longa, que contou com a presença do diretor, da produtora Emilie Lesclaux e do protagonista Wagner Moura representando o audiovisual brasileiro no evento. A equipe participou também do evento “Road to the Golden Globes” — que marca o início da temporada da 83ª edição do Globo de Ouro. “Nós queremos levar ‘O Agente Secreto’ o mais longe que conseguirmos,” declarou Ryan Werner, presidente de cinema global da Neon, responsável por distribuir o filme nos Estados Unidos. A categoria é uma importante etapa da trajetória de um filme internacional na temporada de premiações.
“Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes, e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança a esse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil,” declarou Kleber Mendonça Filho sobre a seleção.
Emilie Lesclaux, produtora do filme, complementa: “que honra o reconhecimento da Academia Brasileira de Cinema e a indicação para representar o Brasil no Oscar. Estou orgulhosa do filme que fizemos e da nossa trajetória. Trabalharemos muito para levarmos ‘O Agente Secreto’ o mais longe possível, representando a força do cinema brasileiro e de Pernambuco no mundo”.

“O Agente Secreto” foi selecionado recentemente para o BFI London Film Festival, que acontece entre os dias 8 e 19 de outubro e que reúne o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos. A exibição no evento marca a primeira sessão do longa em território britânico e dá sequência a uma bem-sucedida trajetória por alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo.
A Variety, publicação norte-americana de renome e especializada em entretenimento, destacou o longa como candidato a garantir vaga não apenas na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, mas também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Roteiro Original. O artigo ressalta ainda a sessão do filme que será apresentada por Walter Salles (vencedor do Oscar com “Ainda Estou Aqui”), na abertura do BRAVO Film Festival, no dia 19 de outubro, e será seguida por debate com Kleber Mendonça Filho e com a produtora Emilie Lesclaux.
É o Brasil rumo ao Oscar 2026