A estreia de “Coringa: Delírio a Dois” está se aproximando e irá chegar aos cinemas no dia 3 de outubro. Estrelado por Joaquin Phoenix, a sequência é rodeada de expectativas, já que o primeiro filme foi um sucesso absoluto. Joker(2019), atingiu uma bilheteria estrondosa de US$ 1.078, além de garantir o Oscar à Phoenix.
A atuação do ator ganhou muito destaque e foi considerada um dos fatores principais para o sucesso da obra. No entanto, Joaquin não é o primeiro a interpretar o vilão nas telonas. Ao longo dos anos, o personagem já foi interpretado por diversos atores. Veja abaixo.
Cesar Romero
O primeiro ator a dar vida ao vilão do universo de Batman da DC Comics foi Cesar Romero. Em um primeiro momento, ele interpretou Coringa na série de TV, “Batman – O Homem Morcego”. Após o sucesso estrondoso do seriado, um filme com o mesmo título e elenco foi produzido para os cinemas.
Ele virou referência no papel. A atuação de Romero é colorida, entusiasmada e debochada, a perfeita encarnação da série dos anos sessenta e o oposto ao Coringa de Joaquin Phoenix.
Jack Nicholson
Sob direção de Tim Burton, o veterano Jack Nicholson foi o segundo ator a levar o personagem para as telonas com o filme “Batman” (1989).Nicholson deu um toque a mais à sua atuação, fez um Coringa com muitas características pessoais.
Trazendo elementos no vestuário e estilo que remetem ao cinema noir procurado por Tim Burton. Dessa forma, seu vilão tem um ar irônico e caricato de outros personagens imortalizados pelo ator, como o Jack Torrance de O Iluminado e o McMurphy de Um Estranho no Ninho.
Heath Ledger
Destaque do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008), Heath Ledger chegou a vencer um Oscar póstumo pela sua performance no filme de Christopher Nolan. Papel marcante dentro e fora das telas, já que Ledger deu ao personagem um toque muito mais violento, com uma proposta que ressaltava caráter sádico e compulsivo do Palhaço do Crime.
E muito se diz sobre o fato de o ator ter mergulhado tão profundamente na psique caótica do palhaço que acabou entrando em um quadro de depressão que o levou a morte antes mesmo da estreia do longa. Fato esse que levou a atuação a ganhar ainda mais relevância, além da ótima performance de Heath Ledger.
Jared Leto
Antes de Joaquin Phoenix, o último intérprete do vilão teve atuação rechaçada pelo público e a crítica. Jared Leto recebeu comentários negativos pela sua performance como Coringa em “Esquadrão Suicida” (2017). Tentando se afastar da enorme sombra de Heath Ledger, Leto construiu um Coringa com todos os elementos de um gangster. Com correntes, dentes de ouro e um assíduo frequentador dos clubes de strip-tease. Apesar de um conceito interessante, Leto foi eclipsado pela Arlequina de Margot Robbie e um roteiro muito ruim.