Alex Carvalho, cineasta recifense radicado em Londres, apresentou Salamandra, seu filme de estreia no Festival de Veneza e na 45ª Mostra Internacional de São Paulo, em 2021. O roteiro, assinado pelo diretor, é baseado no romance de Jean-Christophe Rufin, La Salamandre, um clássico da literatura francesa moderna (que, não coincidentemente, se passa em boa parte no Brasil). Agora, o filme ganha as telas de cinema no dia 27 de junho, numa coprodução do Canal Brasil e Telecine, a ser lançado pela Pandora Filmes.
Em Salamandra, a francesa Catherine (protagonizada pela famosa atriz francesa Marina Fois) vem ao Brasile se hospeda em Recife, onde mora sua irmã (Anna Mouglalis). Lá, ela acaba conhecendo o jovem Gil (Maicon Rodrigues), e o casal embarca numa relação inesperada que transforma suas vidas. Carvalho coloca no roteiro seus sentimentos conflitantes ao ler o livro, “principalmente pelo ponto de vista estar centrado nos olhos da protagonista europeia“, segundo ele. Porém, diz ter visto a força no choque entre as experiências dos personagens e, por ter vivido metade da vida fora do Brasil, achou válido fazer uma abordagem pessoal e tridimensional, levando em consideração o público brasileiro. Assim, em suas palavras, “minha intenção foi tocar mais a classe que explora do que a que normalmente é explorada.”
Sinopse
Depois de passar anos cuidando do pai, Catherine se sente sufocada pelo contraste entre seus sentimentos e a sua realidade. Ela foge para o Brasil esperando se reconectar com sua irmã. Nesse novo cenário, livre de responsabilidades, mas ainda desorientada, ela se vê envolvida num romance inesperado com Gil, um jovem carismático. Catherine é tocada pela fragilidade de Gil, e a atração mútua entre eles surge do desejo compartilhado de aceitação, ambos como estrangeiros nessa nova paisagem. Enquanto seus corpos se encontram, as tensões da cidade ecoam entre eles, intensificando cada contato e tornando a libertação uma miragem distante. Determinada a não olhar para trás, Catherine enfrenta a difícil escolha de seguir adiante com sua transformação, mesmo que isso a leve a um desfecho violento e irreversível.
Ficha Técnica
Direção e roteiro: Alex Carvalho, a partir do romance La Salamandre, de Jean-Christophe Rufin
Colaboração na adaptação: Rita Toledo, Nelson Caldas Filho, no Brasil. Alix Delaporte e Thomas Bidegain, na França.
Produção: Alex Carvalho, Tiago Carneiro Lima, Sven Schnell, Patrick André, Julie Viez
Coprodução no Brasil: Adriana Rouanet e Paula Cosenza
Elenco: Marina Foïs, Maicon Rodrigues, Anna Mouglalis, Bruno Garcia, Allan Souza Lima, Buda Lira, Suzy Lopes
Direção de fotografia: Josée Deshaies
Trilha sonora: Jam da Silva
Direção de arte: Juliana Lobo
Desenho de som: Edson Secco
Montagem: Joana Collier e Agnieszka Liggett
Coprodução: Canal Brasil e Telecine
Apoio: Projeto Paradiso e Instituto Rouanet
Gênero: Drama
País: Brasil, França, Alemanha, Bélgica
Ano: 2021
Duração: 116 min
Nenhuma matéria relacionada.