O “Oscar” é uma cerimônia de premiação anual que tem o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho dos integrantes da indústria cinematográfica. Os prêmios homenageiam todos os tipos de profissionais, desde atores até roteiristas e maquiadores. Com 96 edições e dividido em 23 categorias, o “Oscar” é o maior prêmio de cinema do mundo. Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional são as principais categorias da premiação.
Todos os anos a cerimônia atrai a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo inteiro. A edição deste ano aconteceu no início do mês, dia 10 de março, mas ainda está dando o que falar nas redes sociais. Enquanto a premiação de 2025 não chega, reunimos aqui os 10 últimos filmes vencedores da categoria “Melhor Filme” para matar aquela saudade.
Melhor filme de 2024: Oppenheimer
Outro grande sucesso do renomado diretor Christopher Nolan, conhecido pelo jeito diferenciado de direção, Oppenheimer é uma biografia do físico J. Robert Oppenheimer. A história mostra todo o processo da criação da bomba e as consequências dessa descoberta. Das 13 indicações, o filme ganhou sete, entre elas Melhor direção(Christopher Nolan), Melhor ator(Cillian Murphy) e ator coadjuvante (Robert Downey Jr.).
Veja o filme na Amazon ou na Apple TV
Melhor filme de 2023: Tudo em todo lugar ao mesmo tempo
Sendo uma surpresa até para os próprios diretores, o filme recebeu 11 indicações e ganhou sete prêmios. São eles Melhor Filme, Direção( Daniel Kwan, Daniel Scheinert), Atriz(Michelle Yeoh), Ator Coadjuvante(Ke Huy Quan), Atriz Coadjuvante(Jamie Lee Curtis), Roteiro Original e Montagem. A história traz Evelyn, uma imigrante com uma vida mediana e deprimente, que de repente ganha a grande missão de ter que salvar o multiverso.
Veja o filme na Amazon ou na Apple TV
Melhor filme de 2022: No ritmo do coração
Primeiro filme de uma plataforma de streaming a vencer o Oscar, “No ritmo do coração” conta a história de Ruby, uma menina de 17 anos apaixonada por música e integrante de uma família de surdos. Quando os negócios da família ficam ameaçados, ela fica dividida entre seguir o coração ou assumir as responsabilidades. Remake do filme francês La Famille Bélier, lançado em 2014, o longa recebeu 3 indicações e venceu duas – Melhor filme e Melhor ator coadjuvante(Troy Kotsur).
Veja o filme na Amazon ou na Apple TV
Melhor filme de 2021: Nomadland
Nomadland traz Ferm, uma viúva que, depois de perder tudo na Grande Rcessão, decide escolher uma vida nômade e partir numa viagem rumo ao Oeste. O filme tem o foco na jornada de autoconhecimento e mostra desde os momentos bons até os melancólicos. Indicado a 6 categorias, a história levou para casa 3 prêmios-Melhor filme, Melhor direção(Chloé Zhao) e Melhor atriz(Frances McDormand ).
Veja o filme na Star +
Melhor filme de 2020: Parasita
Parasita causou um grande alvoroço no mundo inteiro em 2020, tanto pela história sensacional, quanto, principalmente, por ser o primeiro filme não americano a ser indicado à categoria de Melhor filme. Pela primeira vez na história do Oscar, um filme estrangeiro ganhou a principal categoria do Oscar. Indicado a 6 categorias e vencedor de 4, na história a família Ki-taek (Song Kang Ho) está desempregada, e vive em condições precárias no porão. O filho adolescente então, começou a dar aulas de inglês a uma menina da alta classe. Impressionados com toda aquela riqueza e luxúria, a família do menino tenta bolar um plano para ascenderem socialmente, porém toda mentira tem seu preço.
Veja o filme na HBO Max
Melhor filme de 2019: Green Book-O guia
Indicado a 6 categorias e vencedor de 3 – Melhor Filme, Melhor Ator Codjuvante, para Mahershala Ali e Melhor Roteiro Original, Green Book é baseado numa história verídica. Dr. Don Shirley é um pianista afro-americano conhecido mundialmente e como ia partir em turnê pelo sul dos Estados Unidos contratou Tony Lip para fazer o trabalho de motorista e guarda-costas. O filme surpreende pois mostra a conexão que ambos desenvolvem numa época onde o racismo e a segregação racial eram muito presentes na sociedade.
Veja o filme na Amazon ou na Apple TV
Melhor filme de 2018: A forma da água
Durante a Guerra Fria, Elisa era uma jovem adulta e muda que trabalhava como zeladora num laboratório experimental do governo dos Estados Unidos. Lá ela descobre que mantinham presa uma criatura esquisita mas um tanto peculiar. O exército queria usá-la como arma, então Elisa, que se apaixona pelo ser, tenta bolar um plano para tirar a criatura daquele lugar. Em 2018, o filme chamou bastante atenção do público pela estética sonora e visual serem muito bonitas. Metade das indicações recebidas são por conta da beleza da fotografia e pela trilha sonora deslumbrante. De 13 categorias, A Forma da Água venceu 4 – Melhor Filme, Melhor Direção(Guillermo del Toro), Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Sonora Original.
Veja o filme na Star + ou na Disney +
Melhor filme de 2017: Moonlight: Sob a Luz do Luar
Um dos filmes de maior sucesso e prestígio da A24, Moonlight é dividido em 3 partes: infância, adolescencia e fase adulta- e conta a história de Black, um rapaz negro e gay morador de Liberty City, Miami, que busca fugir do mundo criminalidade e das drogas. Black parte numa jornada pelo autoconhecimento e pelo caminho conhece lugares e pessoas incríveis. Das 8 indicações, o longa ganhou 4-Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante(Mahershala Ali).
Veja o filme na Amazon ou na HBO Max
Melhor filme de 2016: Spotlight: Segredos revelados
Com 6 indicações e 2 vitórias- Melhor filme e Melhor Roteiro Original, Spotlight é baseado numa história real. Um grupo de jornalistas de Boston conseguiu reunir vários documentos que comprovam diversos casos de crianças abusadas por padres católicos. A igreja ocultou por anos essas informações. A partir disso, os jornalistas vão tentar expor as evidências para provar os crimes cometidos.
Veja o filme na Amazon ou na Apple TV
Melhor filme de 2015: Birdman (ou A inesperada virtude da ignorância)
O filme conta a história de Riggan Thomson, ator conhecido pelo famoso super-heroi fictício chamado Birdman. Porém, ao negar gravar o quarto filme do personagem, a carreira de Riggan começa a ir por água abaixo. De 9 indicações, o longa ganhou 4: Melhor Filme, Melhor Diretor (Alejandro González Inárritu), Melhor Roteiro original e Melhor Fotografia.
Veja o filme na Star +
Melhor filme de 2014: 12 anos de escravidão
Impactante até os dias de hoje, 12 anos de escravidão recebeu 9 indicações e saiu vitorioso nas categorias de Melhor filme, Melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado. Ambientada em 1984, a história traz Solomon Northup, um negro livre e pai de familia. Um certo dia, quando estava indo para o novo trabalho, ele é sequestrado e vendido como um escravo. Por longos 12 anos ele tem que aturar as injustiças, maus tratos e humilhações físicas para sobreviver e voltar a sua familia.
Veja o filme na Amazon
Qual desses filmes é o melhor para você? Deixe nos comentários.
Nenhuma matéria relacionada.