O longa Tempestade Ácida apresenta o mundo em colapso climático, onde acompanhamos uma família tentando desesperadamente sobreviver. Quando a água da chuva se torna ácida e começa a corroer estruturas e ferir pessoas, vale tudo para se salvar. Esse é o cenário em que uma família despedaçada precisa reaprender a conviver enquanto o mundo muda ao seu redor.
A proposta é, inicialmente, muito interessante e podemos ver claramente a ambição da produção. Entretanto, uma série de problemas prejudica demais o longa – e boa parte deles está concentrado na narrativa geral da história. O começo do filme é lento, arrastado e pouco explicativo – até meio confuso, na verdade. O maior problema, entretanto, é que ele acelera somente muito perto do final, e deixa muitos pontos em aberto. Além disso, temos muitos pontos no roteiro em que personagens são sacrificadas sem motivo e problemas simplesmente não são resolvidos, enquanto a história segue em frente, deixando múltiplas questões em aberto.
Ademais, as personagens da trama deixam muito a desejar e é extremamente difícil se comover com elas. Por exemplo, Guillaume Canet, que dá vida a Michael, o pai da família, entrega uma atuação interessante, em um papel difícil e complexo. Ainda assim, é difícil simpatizar com o personagem, que repetidamente comete atitudes egoístas e coloca sua filha acima de tudo – inclusive de animais inocentes. Entretanto, o que torna tão difícil de se identificar com o personagem é o fato de ele passar boa parte do filme correndo atrás da filha para a salvar de seus próprios impulsos. Dessa forma, a protagonista Selma, vivida por Patience Munchenbach, é simplesmente insuportável. A adolescente toma pouquíssimas decisões acertadas no decorrer da trama, o que faz a proposta da tensão familiar escapar por seus dedos.
Tempestade Ácida já está disponível
Por fim, é inegável que a crítica diretamente atrelada ao longa é marcante e importante. Além disso, a forma como perda, cuidado e empatia são demonstradas é interessantes e foge bastante dos clichês que costumamos ver nos cinemas. O filme Tempestade Ácida já está disponível através do streaming Adrenalina Pura e vale assistir, especialmente se você não é fã de finais felizes irrealistas.
Respostas de 2
Realmente, Selma é insuportável! Fios soltos ficam, aquele começo sem pé nem cabeça e/ou uma boa explicação. Quase dormi no começo, do meio pro fim até fica mais intenso.
Concordo, e passei o tempo todo brigando pra não dormir…na espectativa interessante fosse acontecer.