Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reflexos do Medo: mais uma aventura Turma da Mônica Jovem

Cheio de referências e um gostoso quebra cabeças para aqueles apaixonados pelos quadrinhos, Reflexos do Medo (Turma da Mônica Jovem) surpreende de forma positiva, mesmo que conte com alguns pequenos probleminhas. O mistério da vez envolve um pouco de ciência, misticismo, adolescência e muito mais, o que se traduz num filme ideal para crianças/pré-adolescentes – o público ideal para Turma da Monica Jovem!


Mônica (Sophia Valverde), Cebola/Cebolinha (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva) e Cascão (Theo Salomão) se juntam a Milena (Carol Ribeiro) e DC/Do Contra (Yuma Ono) num storytelling de bom gosto que constrói a fundação para um novo e completo “Universo” da Turma da Mônica. Após as férias escolares a turma retorna 2 meses sem se ver, tendo cada personagem imergido em seus afazeres e interesses pessoais. Ciência, parkour, viagem, culinária, misticismo e tantos outros assuntos são gancho para abordagem posterior tanto no filme quando nas sequências. A história do filme envolve mais uma daquelas histórias que poderiam facilmente ser encontradas em um “Almanacão de Férias” (é sério: quem não amava aquilo?) e explora muito dos fascínios da adolescência – já que é nessa época que exploramos melhor os mistérios do crescimento e aprendemos, por exemplo, coisas que nos guiarão na direção da escolha profissional mais adiante.

Reflexos do Medo


Quando um grande mal é libertado por Mônica ao tentar acabar com sua briga infantil com Carmem/Carminha Frufru (Giovanna Chaves), todos os queridos personagens começam a ser afetados por algo sinistro que toma conta de seus corpos. Agora estreando no Ensino Médio, a turma precisa dar um jeito de descobrir qual é o grande mal que aflige o bairro e como lidar com ele, já que um a um seus amigos estão sendo “consumidos” por este monstro. A adaptação de personagens, tanto nos nomes quanto nas características, serviu muito bem para esta nova versão da turma. O “Louco”, agora Licurgo (Mateus Solano – que aliás está impecável no papel), serve como lembrete que nem todos os nomes da turminha envelhecem bem. Já o papel de cientista de Franjinha passa para a amante dos animais – agora aspirante a jornalista – Milena, que também ajuda a dar um ar mais ativista ao elenco.

Reflexos do Medo


O destaque da turma com certeza fica com o par (quase) romântico de Mônica, Cebola e o incrível Cascão. Mesmo a turma sendo a baixinha invocada e dentuça, o “careca” e seu parceiro sujinho acabam roubando a cena com um papel de amizade e apoio incríveis. Xande e Theo se destacam nas atuações e o plot da comilona Magá também não tem a força que deveria. Além disso, algumas questões técnicas da produção também deixam a desejar, como “gravações” sendo feitas nos celulares dos personagens que claramente nada estão gravando e algumas inserções de teorias científicas que pouco ou nada têm a ver com o problema em questão (buracos de minhoca? Sério?), que são aparentemente usados para amenizar o misticismo presente no problema principal (e que nunca foi um problema nos quadrinhos).

Vale a pena assistir a Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo?

Com a licença de um discurso diretamente focado agora a você, leitor, aviso que é necessário ter a mente aberta para assistir ao filme. Aqueles que não são mais crianças e cresceram com uma Turma terão certa dificuldade em aceitar as adaptações e possivelmente de compreender a necessidade das mesmas. É preciso, então, compreender que isso é apenas um possível “rancinho” por algo tão icônico ter mudado. O filme conta, sim, com alguns problemas, mas com certeza não serão eles que vão diminuir todo o potencial que essa nova fase do Monicaverso tem. Ainda por cima, Mauricio de Souza aparece logo no início do filme numa ótima referência a Stan Lee nos filmes da Marvel. Falando em Marvel, há também uma referência ao próximo grande vilão dos filmes – Capitão Feio! Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo vale muito a pena ser assistido, já que tem uma boa produção e representa um dos maiores ícones infantis da história brasileira!

Fique atento para os próximos capítulos dessa nova saga de filmes que tem – com o passar do tempo – tudo para ser mais um grande orgulho nacional!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr