A Netflix revelou o pôster e a data de estreia de Um Fantasma na Batalha, novo filme escrito e dirigido por Agustín Díaz Yanes. O longa é um thriller político que irá chegar ao catálogo da Netflix no dia 17 de outubro, depois do lançamento nas salas de cinema, que acontecerá no dia 3 de outubro.
Ambientado nas regiões do País Basco na Espanha e França durante os anos 1990 e 2000, o enredo de Um Fantasma na Batalha é inspirado em uma operação secreta que ocorreu contra a ETA (Euskadi Ta Askatasuna que traduzindo para o portugûes significa Pátria Basca e Liberdade), organização considerada terrorista. O filme conta a história de Amaia (que é interpretada pela atriz Susana Abaitua), uma jovem oficial da Guarda Civil da Espanha que passou mais de uma década infiltrada dentro da ETA, com o objetivo de localizar armas secretas escondidas no sul da França.
Além de Susana Abaitua, o elenco também conta com Andrés Gertrúdix, Iraia Elias, Raúl Arévalo e Ariadna Gil. Na produção, o longa tem Belén Atienza, Sandra Hermida e J.A. Bayona, que estavam envolvidos no filme A Sociedade da Neve, também lançado na Netflix.
O que foi a ETA
A ETA foi um grupo nacionalista basco que surgiu no final dos anos 1950, durante a ditadura de Franciso Franco na Espanha. O objetivo principal do grupo era de tornar a região basca, que está localizada em parte do norte da Espanha e Sudoeste da França, em um Estado independente. Para alcançar seus objetivos, o grupo adotou a luta armada e, neste processo, assassinou alvos políticos e promoveu ataques terroristas.
Um dos episódios mais impactantes foi o assassinato do então presidente do governo Luis Carrero Blanco, que ocorreu em 1973. Após longos anos de atuação, o grupo anunciou o encerramento completo de suas operações em 2018.
Para mais notícias sobre cinema, acompanhe a cobertura no portal Black Company.
Nenhuma matéria relacionada.