O grupo de filmes emocionantes que tratam de histórias reais no contexto da segunda guerra mundial acaba de ganhar um novíssimo integrante. Uma Vida trata de diversos temas sensíveis com muita delicadeza e faz o público refletir sobre o valor de cada vida e o poder de mudança que cada indivíduo possui. É a história de um homem comum que só queria ajudar – e que fez toda a diferença.
Além de trazer um elenco de peso, com nomes como Anthony Hopkins e Helena Bonham Carter, o longa se destaca por seu roteiro. O trabalho de Lucinda Coxon e Nick Drake traz um brilho especial e nos apresenta a história de Nicholas Winton de forma que aproxima o espectador da trama. A história da operação de Winton por si só já é tocante e carrega fortes lições que fariam qualquer pessoa almejar um mundo melhor.
O diretor James Hawes trabalha a narrativa com uma sensibilidade que atravessa o espectador em um misto dosado de passado e “presente”. Vale ressaltar ainda que questões como a reprodução de cenas que repercutiram e rodaram o mundo trazem grande impacto para a trama. Além disso, a fotografia nos apresenta pequenos detalhes que enriquecem a história e fazem com que o público torça por cada personagem até o último minuto.
Hopkins também não deixa a desejar e mostra que, aos 86 anos, ainda tem muito para apresentar no papel de Nicholas Winton. Enquanto isso, Johnny Flynn, que interpreta a versão mais jovem de Winton, entrega um trabalho que justifica o ator estar se tornando presença garantida nas mais diversas obras e o porquê de estar, aos poucos, deixando sua marca em Hollywood.
Por fim, uma coisa é certa: fosse esse o objetivo de Hawes ou não, o filme cumpre o papel de garantir que o conhecimento contido nos registros de Nicky ensinem algo, como era seu desejo. Winton salvou 669 crianças dos horrores da guerra e, certamente, o filme que contou sua história agora poderá incentivar os Nicholas do presente a salvar muitas outras vidas.
Nenhuma matéria relacionada.