O filme Virtuosas, dirigido por Cíntia Domit Bittar, ganhou a terceira edição do Prêmio Netflix durante o encerramento da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa catarinense tem roteiro de Fernanda de Capua com a própria Bittar, será distribuído em mais de 190 países e traduzido para mais de 30 idiomas.
“Com o Prêmio Netflix, seguimos celebrando o talento e a diversidade do cinema brasileiro, e Virtuosas é um exemplo poderoso dessa vitalidade criativa. É uma alegria reconhecer produções independentes que refletem a inovação e a riqueza criativa do nosso país”, afirma Barbara Adams, líder de Licenciamento da Netflix no Brasil.
“Esse prêmio vai levar o filme para lugares que a gente nunca imaginou — afinal, ele vai rodar o mundo todo. É uma alegria enorme; sou uma menina do interior de Santa Catarina e estou chegando em lugares que nunca pensei que chegaria”, celebrou a diretora Cíntia Domit Bittar.
Para uma produção ser elegível ao Prêmio Netflix, é necessário que ainda não tenha sido negociada com nenhum serviço de streaming. Além da premiação, a empresa norte-americana adquire os direitos de distribuição da obra. O júri deste ano foi composto por Higia Ikeda, líder de Filmes da Netflix; Barbara Adams, líder de Licenciamento da Netflix; e Flávia Guerra, jornalista e documentarista especializada em cinema.
Virtuosas acompanha Virgínia, uma coach que tem como o foco o público feminino conservador e que prega sobre os valores da mulher virtuosa e seu papel na família e na sociedade. Um desconforto rapidamente se instala e, conforme o retiro avança, a tensão cresce na tela por meio do fascínio e inquietação do público diante das atitudes das personagens, surpreendendo-se com até onde podem chegar.
O vencedor da primeira edição do Prêmio Netflix foi o longa baiano Saudade Fez Morada Aqui Dentro, e o da segunda edição ficou com Serra das Almas.
Para mais notícias sobre cinema, acompanhe a cobertura completa do portal Black Company.
Leia Também:
- Filme ‘Novembro’, coprodução internacional com participação brasileira, é selecionado para a Mostra de Cinema de São Paulo
- Netflix reforça parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com prêmio, Frankenstein, Jay Kelly e muito mais
- Com Bruna Linzmeyer, terror “Virtuosas” tem estreia mundial no Festival do Rio
- Virtuosas, filme de terror brasileiro, terá estreia no Festival do Rio em outubro