Baseado no livro Arthur: The Dog who Crossed the Jungle to Find a Home, de Mikael Lindnord, “Uma prova de coragem” é uma emocionante história de superação das barreiras da vida e mostra o que a força da fé é capaz de fazer. Michael Light é um corredor renomado de corridas de aventura, mas nunca conseguiu vencer um Campeonato Mundial. Anos depois, ele decide juntar uma equipe para competir pela última vez, na República Dominicana, e finalmente conquistar o tão desejado título. O longa é inspirado na história real do sueco Mikael Lindnord, capitão e ex-atleta de elite.
Mark Wahlberg, ator bastante conhecido por trabalhos como Cade Yeager em Transformers e John Bennet do filme Ted, dá vida ao protagonista Michael Light. Também se juntam ao elenco Simu Liu(Shang-Chi), como Leo, Nathalie Emmanuel(Velozes e Furiosos), interpreta Olivia, Ali Suliman(Jack Ryan), no papel de Chik, Juliet Rylance(The Knick), é Helena, e Rob Collins(Cleverman), como Decker.
Com uma trama envolvente e momentos de tirar o fôlego, “Uma prova de coragem” é emocionante e promete tirar boas lágrimas de quem assiste. O filme coloca Michael num dilema: continuar correndo ou abdicar tudo para cuidar da família. Depois de tomar a decisão, o longa explora a última jornada do atleta no esporte, rumo à vitória do campeonato mais difícil do planeta. São trazidos vários questionamentos, um tanto curiosos, porém valiosos: o que é ser realmente um líder? Até que ponto é válido vencer a “qualquer custo”? Vitória é realmente vencer o campeonato?
A química entre Leo, Michael, Chik e Olivia como um time foi muito bem construída e elaborada. A trama apresentou a história de cada personagem e gradualmente foi desenvolvendo a aproximação dos quatro durante as provas da corrida. O filme também fez questão de ressaltar como a presença de cada um era fundamental para o sucesso do grupo. Eles conseguiram passar aquela sensação de realmente terem um espírito de equipe.
Um ponto a se destacar foi a jornada de redenção do protagonista. Michael inicialmente era um cara egoísta e que faria qualquer coisa para vencer, mesmo que significasse fazer sacrifícios absurdos. Porém, ao longo da história é possível ver que ele muda e se torna uma pessoa mais empática. O desenvolvimento dessa transição de personalidade foi muito bem elaborado na história, principalmente por colocar em xeque o que realmente era mais importante: a vitória, ou o bem estar de todos.
A escolha da trilha sonora foi espetacular e certeira. As músicas foram bem selecionadas e foram essenciais na trama, pois deram a dramaturgia necessária e ajudaram a intensificar os momentos de tensão da trama. Outro ponto interessante foi o estilo de filmagem escolhido. A ideia que transmitia era de ser um filme caseiro, uma produção “amadora”, e isso foi muito bom. Passou a sensação de que o espectador também está inserido naquela aventura e que estamos vendo vários recortes, vídeos caseiros de momentos daquela corrida.
Por fim, inserir o cachorro como uma espécie de anjo da guarda, uma criatura enviada para ajudar a equipe na grande jornada, foi muito interessante e bem criativo. A mistificação sobre a aparição do animal, e até mesmo a santificação dele tornaram a história mais atrativa, deu mais vontade de continuar assistindo e vê no que iria dar.
“Uma prova de coragem” traz uma grande reflexão sobre os valores da vida e a superação. Com uma história comovente e fascinante, o filme tem como foco a jornada de Michael, tanto a superação dos próprios limites na corrida, quanto principalmente uma jornada pessoal, de evolução do próprio ser. O longa está em cartaz nos cinemas, então se você ficou interessado e quer saber como essa história termina, corre lá para assistir.
Acesse aqui o Ingresso.com para garantir a próxima sessão.
Veja mais a seguir outras resenhas:
Kung Fu Panda 4: Divertido, mas o mais fraco da sequência
Vidas passadas – Celina Song explora o “destino” de forma inovadora e única
Donzela – Nem a presença de Millie Bobby Brown salva o filme
Nenhuma matéria relacionada.