Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vazamentos de Jogos: Qual o tamanho da fragilidade das grandes produtoras?

The Last of Us Part 2, GTA 6 e mais recentemente Insomniac são nomes de peso dentro do mundo gamer, sejam os títulos em si, ou as produtoras por trás deles e todos têm algo em comum: tiveram dados dos seus jogos vazados por hackers ou funcionários.
Os vazamentos de jogos parecem ter se tornado um alvo dos hackers e isso tem afetado desenvolvedoras gigantes . E é sobre isso que vamos tratar na coluna de hoje

Qual o impacto de vazamentos de jogos antes de seus lançamentos?

O assunto é complexo e delicado, pois vazamentos podem trazer diversas implicações no processo de produção e também na percepção das pessoas sobre o jogo, seja na questão visual, quanto também na questão das histórias.
The Last of Us Part 2, por exemplo, foi um título que sofreu com os vazamentos, pois muito do que foi divulgado foi distorcido, o que gerou um movimento contra o jogo (principalmente movimentos preconceituosos) que fez com que muitas pessoas criassem uma opinião sobre o jogo sem nunca terem jogado (e que foi impulsionado ainda mais por influenciadores que, ao invés de analisar os jogos, apenas cumprem agendas “moralistas”, tema esse que já discutimos por aqui)

O mais recente caso foi o dos vazamentos da Insomniac, estúdio que é um braço da Sony e responsável pela produção de blockbusters da empresa japonesa como “Ratchet e Clank”, Marvel’s Spider-Man e o aguardado “Wolverine”, sendo este último a maior vítima de ataque hacker à produtora. E é claro que o tribunal da internet já começou a formar suas opiniões com base em gameplays vazadas de um jogo que ainda está em desenvolvimento.
Este caso da Insomniac se mostra ainda mais grave, pois de acordo com os vazamentos (que podem ter informações reais, mas muita coisa pode ser mera especulação) não somente informações de jogos foram divulgados, mas também possíveis ações futuras da Sony/PlayStation, o que já foi mais que suficiente pra inflar a “guerra de consoles” nas redes sociais.

Segurança de dados tão frágil?

E com estes vazamentos acontecendo fica o questionamento: Como é feita a proteção desses dados?
GTA 6 teve seus dados expostos por um adolescente de 17 anos que conseguiu burlar o sistema da Rockstar, uma das maiores empresas em desenvolvimento de jogos.

Da mesma forma que aconteceu com os dois estúdios da Sony (Naughty Dog e Insomniac) que sofreram de ataques hackers.
Seriam as seguranças de dados destas empresas tão frágeis a ponto de vazamentos como estes sempre ocorrem e sempre se tratando de títulos de enorme expressão e “hype” por parte do público? É compreensível que os ataques em sua grande parte sejam direcionados a estes blockbusters, mas ai seria um motivo maior ainda pra se reforçar a segurança sobre estes dados, na verdade sobre todo o processo de desenvolvimento destes jogos.
Às vezes é até questionável se estes vazamentos não são propositais (Insira o emoji com a mãozinha no queixo aqui)

Mas e pra você, vazamentos antecipados influenciam no seu desejo (ou não) de adquirir um jogo? Acha que vazamentos assim prejudicam ou aumenta o hype?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr