Olhos de Wakanda é a nova animação do catálogo do Disney Plus. A série foi lançada no dia 1 de agosto com a estreia de Todd Harris na direção e produção de Ryan Coogler (Pecadores). São quatro episódios na primeira temporada, com aproximadamente meia hora de duração.

A série apresenta uma antologia em diferentes períodos históricos: Guerra de Tróia (segundo episódio), Dinastia Ming (terceiro episódio) e Guerra Itálo-Etíope (no último episódio). Na história, Wakanda teria participado de todos esses eventos através de seus Hatut Zeraze (ou Cães de Guerra), agentes que fazem missões fora do país em busca de recuperar artefatos roubados.
A escolha de cada episódio ter apenas 30 minutos de duração é uma decisão difícil para analisar. Por um lado, deixa a série muito tranquila de se assistir, e pensando que o marketing e divulgação foram bem modestos, isso pode ser um incentivo para atrair novos públicos.
Por outro lado, Olhos de Wakanda tem apenas 4 episódios e 4 histórias que, por mais que sejam levemente conectadas, são praticamente independentes. Isso faz com que as temáticas não consigam ser muito aprofundadas, e os personagens não tem o devido tempo para se mostrarem minimamente cativantes para o público acompanhar. As únicas exceções são Noni, protagonista do primeiro episódio, e Jorani, a primeira detentora do manto de Punho de Ferro a dar as caras no MCU.
A arte também opta por decisões mistas. No que se refere às paisagens e visuais, a série brilha com a escolha de simulações de aquarela, mas o estilo dos personagens é muito diferente, que muitas vezes contrasta com o ambiente, e por isso tem momentos que acabam caindo no conceito do “vale da estranheza”.
Um problema que talvez seja uma infeliz coincidência seja o lançamento próximo com a série animada Predador: Assassino de Assassinos, que basicamente tem a mesma proposta de ser uma antologia, mostrando o Predador em diferentes períodos históricos. A comparação é inevitável, e faz com que a proposta não apresente nada de muito novo, ainda mais que as duas séries são publicadas dentro do Disney Plus.
Era possível resolver essa questão com duas formas, a primeira, mais óbvia: não deixar as datas de lançamento tão próximas. A segunda poderia ser simplesmente abordar outra temática, como a própria Wakanda por dentro, seus costumes e suas culturas, já que é um dos países fictícios mais conhecidos da cultura pop, mas não possui as mesmas abordagens que uma cidade de Gotham City, por exemplo.
Olhos de Wakanda opta por decisões que ajudam e atrapalham a série na mesma intensidade. A começar pela arte, que acerta nas paisagens mas em alguns momentos causa estranheza com os personagens; e depois com a história, que se apresenta fácil para novos públicos, mas não conta nada realmente inovador ou memorável.