Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oscar 2026: veja os brasileiros que ficaram de fora da premiação

O Oscar 2026 marcou expectativas altas para o cinema brasileiro, mas também trouxe ausências importantes na lista final de indicados divulgada nesta quinta-feira (22). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os nomes durante uma transmissão ao vivo em seu canal oficial no YouTube. Apesar de aparecerem entre os pré-indicados, algumas produções nacionais não conquistaram espaço entre os finalistas da premiação.

Entre os documentários selecionados em dezembro, “Yanuni”, coprodução com participação brasileira, ficou fora das cinco vagas disponíveis.

A produção acompanha a líder indígena Juma Xipaia, que enfrenta ameaças constantes e resiste às tentativas de assassinato enquanto defende os territórios de seu povo. Essa batalha ganha ainda mais força quando ela descobre a gravidez, ao mesmo tempo em que conta com o apoio permanente do marido, Hugo Loss, integrante das Forças Especiais.

Oscar 2026 yanuni

Da mesma forma, “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, não avançou, mesmo com o histórico da cineasta em edições anteriores do Oscar.

“Apocalipse nos Trópicos”, como diz em sua sinopse, procura evidenciar o crescimento da influência de líderes evangélicos na política brasileira e, ao mesmo tempo, acompanha personagens centrais como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o pastor Silas Malafaia, desde o período que antecede as eleições presidenciais de 2022.

Oscar 2026 apocalipse

Além deles, o curta-metragem “Amarela” também não conseguiu garantir presença na categoria de melhor curta.

Dirigido por André Hayato Saito, “Amarela” é um curta-metragem de 15 minutos ambientado no dia da final da Copa do Mundo de 1998, quando Brasil e França disputavam o título. A história acompanha Erika Shigeriu, uma adolescente nipo-brasileira que enfrenta conflitos entre as tradições de sua família de origem japonesa e sua vivência no Brasil. Enquanto assiste à partida ao lado dos amigos, a jovem sofre uma violência sutil, quase imperceptível, que desperta e intensifica seus sentimentos de não pertencimento ao país onde vive.

Oscar 2026 amarela

Outro brasileiro que figurava entre as apostas era Affonso Gonçalves, responsável pela montagem de “Hamnet”. Embora o longa tenha recebido múltiplas indicações, o trabalho de edição acabou não reconhecido pela Academia.

Oscar 2026

O Brasil no Oscar 2026

Ainda assim, o Brasil manteve destaque relevante na maior premiação do cinema mundial. O principal resultado veio com “O Agente Secreto”, que alcançou um feito histórico para o país. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa recebeu quatro indicações expressivas nesta edição do Oscar. A produção concorre a melhor filme, melhor filme internacional e melhor direção de elenco.

Além disso, Wagner Moura disputa o prêmio de melhor ator, ampliando a visibilidade internacional do elenco brasileiro. Enquanto isso, outro nome nacional celebrou a confirmação entre os indicados. Adolpho Veloso garantiu indicação na categoria de melhor fotografia pelo trabalho realizado em “Sonhos de Trem”.

A cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março, às 20h, no Dolby Theatre, em Los Angeles.No Brasil, o público poderá acompanhar a premiação pelos canais Globo e TNT, além das plataformas HBO Max e Globoplay.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *