Novembro é o Mês da Consciência Negra e neste feriado, te convidamos a celebrar heróis que representam a diversidade e a força negra no universo DC Comics. Ao revisitar suas histórias, percebemos como esses personagens ampliam a representatividade, enriquecem o imaginário dos quadrinhos e inspiram novas gerações.
Ícone (Augustus Freeman)
Criado na Milestone Comics, Ícone é um dos heróis mais poderosos da DC. Ele é, na verdade, um alienígena da raça Terminan que caiu na Terra em 1839. Sua cápsula foi encontrada por uma mulher negra escravizada, e o dispositivo de emergência assumiu a aparência genética dela, fazendo com que Augustus crescesse como um homem negro no século XIX.

Com força comparável à do Superman, invulnerabilidade e capacidade de manipular energia, Ícone escolheu viver discretamente até que uma jovem chamada Rocket o convenceu a assumir seu papel como herói.
O personagem foi adaptado na animação Justiça Jovem (2011-2022).
Rocket (Raquel Ervin)
Raquel Ervin é a parceira e, na prática, o coração do duo Ícone & Rocket. Adolescente brilhante, criativa e politicamente consciente, ela vê em Ícone a chance de transformar a comunidade e o mundo à sua volta.
Rocket usa um Cinto de Inércia, que lhe permite criar campos de força, saltar enormes distâncias e manipular energia cinética.

Além das lutas heroicas, sua história aborda temas raros nos quadrinhos, como maternidade na adolescência e o peso das expectativas sociais, alémde ser uma mãe atípica.
A personagem teve destaque em Justiça Jovem (2011-2022).
Abelha (Bumblebee – Karen Beecher)
Karen Beecher é uma das primeiras super-heroínas negras da DC, estreando em 1976. Cientista brilhante, ela criou um traje tecnológico capaz de reduzir seu tamanho, voar e emitir rajadas sônicas.

Inicialmente membro dos Novos Titãs, na realidade sua principal intenção com o traje era atacar os Titãs, para que seu namorado (o herói Guardião) tivesse a chance de mostrar seu valor para a equipe. Reconhecendo as habilidades de Karen ela foi convidada a entrar para o grupo.
Já vimos a personagem nas animações Justiça Jovem (2011-2022), Jovens Titãs (2003-2006) e Dc Super Hero GIrl (2019-2021).
Naomi McDuffie (Naomi)
Um dos nomes mais recentes da DC, Naomi surgiu em 2019 na linha Wonder Comics. Criada por Brian Michael Bendis e Jamal Campbell, ela é uma adolescente adotada que vive em uma pequena cidade até descobrir que vem de outro universo.

Naomi pertence a uma raça de seres extremamente poderosos, e seus pais biológicos morreram tentando protegê-la. Seus poderes incluem voo, superforça, energia luminosa e transformação completa do corpo em uma forma cósmica.
Kaci Wallfall interpretou a personagem na série live-action Naomi (2022)
Batwing (David Zavimbe e Luke Fox)
O manto de Batwing já pertenceu a dois heróis nas publicações da DC, com ambos sendo representados por personagens negros.
Um deles é David Zavimbe, um policial um policial congolês criado pelo escritor Grant Morrison e que estreou em Batman Incorporated #5 em maio de 2011, antes de estrelar sua própria série de quadrinhos, Batwing. Bruce Wayne o recruta para ser o “Batman da África”. David combateu criminosos, milícias e corrupção enquanto buscava redenção por seu passado.

Ele aparece na história em quadrinhos digital da 11ª temporada de Smallville, baseada na série de TV . Nessa continuidade, David é um aliado de Lana Lang.
O outro é Luke Fox, filho de Lucius Fox, prodígio em tecnologia e artes marciais. Luke assumiu o traje depois de David, tornando-se membro dos Novos 52 e integrando a Batman Incorporated.

O personagem estreou em 2013 em Batwing #19. Ele foi criado por Jimmy Palmiotti e Justin Gray (roteiro) e Eduardo Pansica (arte). Luke também é o Batwing mais conhecido, devido à séries e animações recentes, tendo uma versão em live-action em Batwoman (2019-2022).
Curtis Metcalf (Hardware)
Hardware, alter ego de Curtis Metcalf, é um dos heróis mais brilhantes e politicamente afiados do universo Milestone/DC. Criado por Dwayne McDuffie e Denys Cowan, ele é um prodígio da engenharia que cresceu em Dakota City e chamou a atenção cedo do magnata Edwin Alva, que o contratou ainda adolescente.

Quando descobre a exploração de Edwin Alva, ele decide usar sua genialidade para criar uma armadura de alta tecnologia e adotar a identidade de Hardware. A partir daí, ele passa a enfrentar o crime na cidade ao mesmo tempo em que declara guerra ao império corrupto do vilão.
Ele também já apareceu na animação Justiça Jovem.
Leia Também:
- Camisa 9, curta documental sobre comunicadores negros no jornalismo esportivo, estreia em novembro no HBO Max
- Heróis reunidos: A colaboração entre Overwatch 2 e One-Punch Man está de volta
- Editor-chefe da Marvel Comics diz: “Não toleramos IA nos quadrinhos da Marvel Comics”.
- Dia do Orgulho LGBTQIAPN+: 4 perfis para você conhecer hoje