Primeiro de abril é considerado dia da mentira. Reza a lenda que o Carlos IX era um dos fortes apoiadores da mudança do dia do ano novo passar para primeiro de janeiro (sim, o ano novo na Idade Média era em abril). Contudo, parte da população não queria aderir a tal mudança. Entretanto, a mudança aconteceu e começaram a usar a data de primeiro de Abril para “aloprar geral”. E essa data é fortemente ligada ao Akuma e ao Gouken – personangens dos jogos Street Fighter.
Akuma, junto com a tríade Ryu, Chun Li e Ken, é facilmente um dos personagens mais conhecidos da franquia e um dos mais amados. Sua jogabilidade arrebatadora que mistura a agressividade nunca vista, com os famosos golpes já popularizados por Ryu e Ken caiu nas graças do povo. Entretanto, você conhece sua possível origem?
Akuma, Sheng Long e EGM
Era abril de 1992, quando a EGM publicou um artigo falando de um misterioso chefão de Street Fighter 2. Curiosamente, Street Fighter II lançou em 1991 e ao longo da década de 1990 tivemos várias versões deste jogo, mas nenhuma continha o tal Sheng Long.
Sheng Long seria um chefão misterioso que você conseguiria desbloquear ao cumprir uma série desafios extramente absurdos. Jogando apenas com o Ryu, você não poderia levar um dano sequer até chegar ao M. Bison. Ao chegar no estágio do M. Bison, você não poderia acertar ou ser acertado por 10 segundos e supostamente Sheng Long apareceria. Entretanto, isso não passava de uma pegadinha de primeiro de abril. Ninguém se atentou a data, quando a matéria saiu. Para melhorar a situação, várias revistas ao redor do mundo republicaram a matéria como se fosse verdadeira. No artigo, a EGM explica quais são os poderes dele. Ele tem uma versão melhorada do Shoryuken, sendo ele flamejante, Contudo, anos mais tarde essa técnica virou marca registrada do Ken.
O nome Sheng Long é nada mais que a uma tradução do golpe Shoryuken. A fala de vitória do Ryu, cita o golpe como um dos empecilhos do adversário não vencer o protagonista. A fala da personagem remete ao golpe (como já citado), mas a tradução norte-americana parece citar uma pessoa, o que a EGM aproveitou para a criação do boato. Sheng Long é a uma livre adaptação de shēng lóng – do chinês pinyin.
O surgimento de Gouki
Dois anos depois, surge um novo Street Fighter 2 e aí sim um chefão final estava escondido. Em Super Street Fighter II Turbo, Akuma, também conhecido como Gouki, fez sua primeira aparição, mas ninguém sabia sua origem. Para liberá-lo, você era obrigado a cumprir uma série de requisitos. Entretanto, apesar de díficeis, não beiravam ao impossível como era para liberar Sheng Long.
Para liberar o Akuma, você tinha que vencer os oitos lutadores preliminares, além de Vega, Balrog e Sagat, sem continue e atingir o High Score. Também era possível, quando você chegava na luta final em menos de 25 minutos de gameplay.
Caso você obtivesse sucesso, você entraria para a luta contra o M. Bison e tudo parecia continuar normal. Entretanto, Gouki entra na arena e elimina o Bison com um Shun Goku Satsu (sua famosa “Tela Preta” ou branca, dependendo da versão do jogo). Com isso, Bison morria e seu corpo ficava estatelado no chão. Akuma era extremamente forte e tinha os golpes melhorados de Ryu e Ken e variações prórpias. Mas além de chefão escondido, ele também era personagem jogável.
Para liberá-lo, você deve colocar o Ryu como selecionável por três segundos, depois o T. Hawk pelos mesmos três segundos, subsequente você deveria repetir a ação com o Guile e depois com a Cammy. Por último, você retornaria ao Ryu e selecionava ele apertando o start, juntamente dos três botões de soco. Caso obtivesse sucesso, você desbloqueava o tão temido Gouki. Entretanto, era bastante comum das pessoas errarem o processo e escolherem o Ryu com vestes em cores alternativas.
Devido sua popularidade, Akuma se tornou um personagem recorrente e a aparecia nas seleção de personagens, seja nos jogos principais ou em spin offs. Em Street Fighter 6, sua presença está garantida como personagem de DLC.
Sheng Long e a inspiração para a criação do Gouken
Entretanto, não foi somente Gouki que surgiu como possível inspiração do boato. Apesar de já existir na lore de Street Fighter, Gouken nunca teve sua aparência baseada no Sheng Long do boato. Gouken aparece no Street Fighter 4 como personagem jogável. A insersção dele no jogo foi uma resposta da Capcom aos fãs que viviam pedindo ele no jogo.
Contudo, antes de anunciar Gouken, a Capcom também pregou uma peça de primeiro de abril. No Japão, eles anunciaram que Sheng Long finalmente apareceria no jogo. Mas, como anteriormente dito, era na verdade Gouken.
Conhecia uma das possíveis origens do Akuma? Deixe nos comentários sua opinião!
Nenhuma matéria relacionada.