Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oppenheimer- Quem foi o físico que é o “Pai da Bomba Atômica”?

O filme Oppenheimer lançará no dia 20 de julho de 2023. Baseado no livro biográfico American Prometheus, o filme contará a história de Julius Robert Oppenheimer. Mas quem foi ele? Faremos um breve resumo sobre a vida e a trajetória dele na vida real. Ele é muito creditado como o “Pai da Bomba Atômica”.

JR Oppenheimer-LosAlamos

Início da Vida e Primeiro Passos Acadêmicos de Oppenheimer

Oppenheimer nasceu no dia 22 de abril de 1904, na cidade Nova Iorque. Nascido em uma família de origens judia e filho de um imigrante alemão, que ficara rico com produções têxteis, Julius se formou em Havard no ano de 1925.

Pouco tempo depois ele mudou-se para o Reino Unido para trabalhar no laboratório chefiado por Rutherford (o “pai” da física nucelar). E em 1927 ingressou-se na Universidade de Göttingen, a convite de Max Born.

Suas contribuições se voltava ao campo das partículas subâtomicas, como: elétrons e posítrons. Mas ainda estava longe do que viria ser um dos armamentos mais destruitivos da humanidade.

Segunda Guerra Mundial e o Surgimento do Projeto Manhattan

A Segunda Guerra Mundial ainda não tinha começado de fato, mas vários acontecimentos indicavam isso. Com isso, ele bastante preocupado com auge do nazismo na Alemanha se envolveu bem cedo com a política. Em diversos momentos, Oppenheimer se mostrou contrário as políticas nazistas, chegando a declarar apoio aberto aos comunistas.

Por isso, ao herdar a fortuna do seu pai, ele não poupou esforços para “patrocinar” diversas organizações antifascistas. Porém, ele sentiu que faltou uma valorização maior aos cientistas e decidiu se desvencilhar das associações que fizera parte.

Albert Eistein e a Teoria da Relativdade Geral “abriu” os caminhos para o estudo nuclear que permitiu a criação da Bomba Atômica. Eistein e diversos outros físicos temiam que os nazistas desenvolvenssem primeiro as armas nucleares. Tal poderio bélico poderia resultar em uma catástrofe.

Projeto Manhattan e a Criação das Bombas Atômicas

Com isso, o presidente dos EUA, Rooselvet criou (sob pressão de Eistein e outros físicos) o Projeto Manhanttan. Que em 1942 foi gerido por Julius Oppenheimer. Foi no Laboratório Los Alamos que Oppenheimer e sua equipe desenvolveram as bombas.

No dia 16 de julho de 1945 ocorreu o teste Trinity. Contudo, essa foi a primeira bomba atômica explodida em todo o planeta. Ela foi uma bomba de plutônio de implosão. Entretanto, dias mais tarde outra bomba de plutônio viria ser explodida (em Nagasaki). Agora, os EUA e os aliados tinham em mãos um poderio bastante potente.

Portanto, no dia 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos atacam o Japão (Hiroshima) com a bomba Little Boy (feita de fissão nuclear de urnânio) e o mundo testemunhava pela primeira vez o rastro de destruição devastador que essa bomba causava. Contudo, três dias depois mais um ataque devastador. Dessa vez, o alvo foi Nagasaki (outra cidade japonesa). A bomba Fat Man usava o mesmo prícipio da bomba Trinity.

Enquanto isso, algum tempo depois criaram uma bomba mais poderosa ainda (a de Hidrogênio). Contudo, sob forte pressão (Oppenheimer foi um dos opositores) a bomba nunca foi utilizada.

Anos mais tarde, Julius deu uma declaração sobre o teste Trinity. Confira no vídeo abaixo:

Vida Pós-Guerra e Morte de Oppenheimer

Ele foi totalmente contrário a algumas ações dos EUA na Guerra Fria, talvez motivado pela devastação das aombas atômicas. Portanto, por se opor ao governo e por causa do seu passado comunista, ele foi destituído do seu cargo.

Contudo, ele continuou palestrando e dando aulas e nove anos depois John F. Kennedy o condecorou com o Prêmio Enrico Fermi. Isso simbolizava sua volta a política. Entretanto, somente em 2022 (54 anos depois de sua morte) que o governo estadunidense revogou de fato a decisão de 1954 e Oppenheimer voltava a ter sua leadade creditada.

Julius Robert Oppenheimer faleceu aos 62 anos, vítima de um câncer de garganta (oriundo do cigarro que ele tanto fumava).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr