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claquete bastidores

Por Trás das Câmeras: os bastidores de um set de filmagem

Eu sempre tive a curiosidade de saber como os sets de filmagem funcionam, o que acontece por trás das câmeras, como é antes de gritarem “ação” e depois do “corta”. Documentários sobre bastidores de produções e os extras de DVDs sempre me fascinaram, mas nunca acreditei que eu um dia fosse parar exatamente lá, na gravação de produtos audiovisuais.

Nos últimos meses, comecei a estudar cinema na cidade de Santos/SP e já é a experiência mais louca da minha vida! Eu já tive a oportunidade de conhecer tantas pessoas da área (e de grupos que estimulam a produção da 7ª arte) e, para a minha surpresa, fui chamada para ser assistente de produção de um curta-metragem que rodou aqui na cidade.

Hannah

Hannah é um curta produzido por Márcio Rosário (Três Tons Visuais Filmes), com direção de Thomas Mehler e fotografia de Bony Conteville. Ele conta a história de um rapaz atormentado pelo luto e tomado pela culpa que carrega. No momento, o filme se encontra em pós-produção e ainda não tem uma data de lançamento.

Nas próximas linhas, irei contar um pouco sobre como funciona um set de filmagem, quem são as pessoas que trabalham nele e o que um assistente de produção (o trabalho que eu tive) faz para ajudar no dia-a-dia de uma filmagem.

Hannah – Os Bastidores

bastidores
Final do Primeiro dia de Gravação (eu estou nessa foto, consegue me achar?)

O trabalho na produção de um filme começa muito antes de colocar a câmera para rodar. Como assistente de produção, eu não estive no início do projeto, mas posso dizer que é bem árduo. Primeiramente, você precisa ter um roteiro (não vou nem entrar em detalhes sobre todos os processos para se escrever um roteiro para não estender muito o texto). No caso de Hannah, o roteiro foi escrito pelo próprio diretor, Thomas Mehler, e Ana Hartman. Depois você precisa achar a verba para financiar seu filme (editais públicos são, possivelmente, a maneira mais comum no Brasil) e então você pode começar o trabalho de escolher sua equipe. Você vai precisar de uma pessoa para cuidar da direção de arte, uma para a fotografia, uma para edição, um elenco… A lista de funções é interminável e você precisa entender as necessidades do seu filme para saber como alocar sua verba.

Uma pequena interrupção para explicar as funções existentes numa produção audiovisual, clique para expandir:
  • Produtor Executivo: pessoa responsável pelo projeto, na prática, é quem consegue o dinheiro para rodar o filme;
  • Roteirista: é quem escreve o projeto, quem faz o guia da filmagem;
  • Diretor de Produção: é o responsável por gerenciar o projeto, cuida da logística e do dia-a-dia da filmagem;
  • Diretor: é o maestro, considerado o autor da obra;
  • Assistente de Direção: complementa e auxilia o trabalho do diretor no processo de filmagem;
  • Diretor de Fotografia: auxilia o diretor na parte técnica das câmeras, lentes, iluminação, etc.;
  • Direção de Arte: define literalmente tudo o que vai aparecer em cena junto aos outros diretores;
  • Continuista: garante a coerência continuidade das cenas;
  • Técnico de Som: capta os sons;
  • Editor de Imagem e Som: montagem e correção das cenas e do som;
  • Atores: galera que fica na frente das câmeras.

Em Hannah, tivemos todas essas funções e mais algumas, como uma foquista (o trabalho dela era, literalmente, garantir que o filme estivesse em foco). Além disso, áreas com o título “diretor de…” indica que a pessoa é o chefe de um departamento, então ela tinha várias outras pessoas trabalhando na mesma função. Por exemplo, eu era assistente de produção, então eu respondia diretamente ao Diretor de Produção e minha função era cuidar do dia-a-dia junto dele.

Perguntas Frequentes:

“Por que tá todo mundo de preto? É obrigatório?”
– Sim, é obrigatório. Gravações envolvem muitos equipamentos, muito dinheiro e muitas pessoas, tudo o que você não precisa é arruinar um take (ou pior, só ver na pós) descobrindo que uma luz bateu em um assistente que estava usando roupa amarela e o reflexo da blusa desse camarada apareceu na cena. O preto evita isso.

“Precisa de tanta gente mesmo?”
– Queridos, ali não estava nem a equipe completa! Sim, precisa de muita gente. É muito trabalho fazer um filme e existem funções muito específicas -como eu disse, tem uma pessoa apenas para garantir o foco-, então as equipes são grandes mesmo. Não é uma regra, mas dependendo do tamanho do filme (e do orçamento), fica uma galera enorme assim mesmo.

“Como vocês escolhem os lugares para gravar? É só aparecer lá e ligar a câmera?”
– A parte de escolha das locações começa bem antes do dia da gravação, o produtor e os diretores trabalham juntos para achar os lugares que se assemelhsm ao que está descrito no roteiro. E não, não é só apertar o play na câmera e tá tudo certo. É uma burocracia enorme, na verdade, antes de ter a liberação para gravar.

bastidores orquidário

Em locais públicos? Você precisa de uma aprovação (no caso de Santos, da Film Commission da cidade). Em locais particulares? Precisa da permissão do dono. E tudo é pago, vale lembrar. Além disso, a equipe precisa ir previamente ao lugar para estudar todas as condições (iluminação, espaço, ruído…). Em Hannah, nós gravamos no Orquidário de Santos, na Brinquedoteca Eco e em um apartamento.

Qual é o trabalho de um assistente de produção?

O trabalho de um assistente de produção é, basicamente, uma loucura. Éramos cinco cobrindo esta função e cada uma tinha uma responsabilidade primária diferente. Eu, por exemplo, cuidava da alimentação antes de qualquer outra coisa. Era minha função garantir que o almoço fosse encomendado e chegasse no set na hora determinada. Uma outra pessoa ficou responsável por toda a logística da equipe, era ela quem marcava os carros para buscar e levar todo mundo.

Mas, além disso, todo mundo tinha o trabalho diário no set. Descarregar os equipamentos do carro, colocar os equipamentos no carro, pedir (educadamente) que as pessoas esperassem pelo fim da cena para passar pelo caminho ou falar alto. Sério, eram as coisas mais mundanas de todas, mas que eram extremamente importantes para o funcionamento do dia-a-dia das gravações.

É muito trabalho e é absurdamente cansativo. Se você considera seguir carreira na área, não entre pensando que vai ser fácil. Trabalhamos dias super longos, no sol, em lugares pequenos e com pouquíssimas pausas. O ponto positivo? É super incrível e eu faria de novo num piscar de olhos.

Surpresa! Eu fiz de novo.

Lá estava eu, super envolvida na produção do curta quando recebo uma convocação do meu professor (e chefe) dizendo que eu precisava gravar um documentário com ele. E eu fui!

claquete doc

Ao contrário de Hannah, não posso comentar nada sobre esta produção porque ela ainda está em segredo. Só digo que é um documentário sobre um importante marco aqui da cidade de Santos e que está previsto para ser lançado em novembro de 2024.

Só posso divulgar as informações que estão na claquete (e só porque o diretor compartilhou a foto na manhã do dia que eu escrevi esta matéria).

O documentário se chama Fábrica de Sonhos e é dirigido por André Azenha e Wanderley Camargo. Isso é, literalmente, toda a informação que eu posso dar.

O projeto foi bem corrido, nós temos pouco tempo para terminar tudo, com o lançamento sendo em novembro. Entretanto, acho que pelo menos 85% da captura de imagens já terminou. Agora vamos entrar numa fase de pesquisa de material de arquivo.

Curiosidades

  • Existe uma coisa chamada “ordem do dia” que é um documento detalhando hora, tipo de plano, cenas, pessoas necessárias e qualquer tipo de informação importante para o dia de filmagem. A gente recebe na véspera de todo dia de gravação;
  • Celular não é proibido no set, mas ele não pode fazer nenhum tipo de barulho;
  • É bem comum a pessoa esquecer de beber água enquanto está gravando, então é legal ter uma garrafinha por perto.

Espero que tenha ajudado a levar os cinéfilos desse Brasil para os bastidores de produções nacionais. Se você leu até o final e ainda tiver dúvidas e perguntas, é só mandar para a Black ou deixar aqui nos comentários que eu vou adorar falar mais sobre minhas experiências em sets de gravações.

*Todas as fotos e vídeos desta matéria foram tiradas e disponibilizadas por mim ou por membros da produção dos filmes mencionados.

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