Você sabe o que é um EGOT? É a sigla para Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards, é a designação dada a pessoas que ganharam todos os quatro dos principais prêmios americanos de artes cênicas. Respectivamente, esses prêmios homenageiam realizações excepcionais em televisão, gravação de áudio, cinema e teatro da Broadway.
Em Hollywood, a mais alta de todas as condecorações é estar entre o clube de elite de indivíduos que receberam pelo menos um Emmy, Grammy, Oscar e Tony competitivos para completar o EGOT.
Alguns dos artistas lendários que alcançaram um EGOT incluem Mel Brooks, Whoopi Goldberg, Audrey Hepburn, Rita Moreno, John Legend, Jennifer Hudson, Viola Davis e Elton John. Mas há dezenas de outros que estão perto de se juntar ao clube.
Artistas que estão a um troféu do status de EGOT
Kate Winslet
Uma das maiores atrizes de sua geração, Kate Winslet coleciona indicações a prêmios. O único que ela nunca foi indica é justamente aquele que falta para ela se tornar EGOT.
Emmy(s): Melhor Atriz em uma Série Limitada ou Filme, Mildred Pierce (2011); Série Limitada, Mare of Easttown (2021);
Grammy(s): Melhor Álbum de Palavra Falada para Crianças, Listen to the Storyteller (2000);
Oscar(s): Melhor Atriz, O Leitor (2008);
Tony(s): Nunca indicada.
Lin-Manuel Miranda
Ele tem um Pulitzer, mas ainda falta uma letra para completar o título mais cobiçado de Hollywood.
Emmy(s): Música e Letra Originais: “Bigger!” (do 67º Tony Awards; 2014); Especial de Variedade (Pré-Gravado): “Hamilton” (2021); Programa Curto (Emmy Awards para Crianças e Família): por “We The People” (2022).
Grammy(s): Melhor Álbum de Teatro Musical por”In The Heights” (2009) e “Hamilton“(2016); e outros por Moana e Encanto;
Oscar(s): Indicado como Melhor Canção Original por “How Far I’ll Go” de “Moana” (2018) e “Dos Oruguitas” de “Encanto” (2021). Ainda não venceu esta premiação;
Tony(s): Melhor Trilha Sonora Original por “In The Heights” (2008) e “Hamilton” (2016); Melhor Musical: por “Hamilton” (2016).
John Williams
Se você já assistiu algum filme clássico na sua vida, muito provavelmente você já ouviu a trilha sonora dessa lenda da composição.
Ele é simplesmente o recordista de indicações a Oscars entre pessoas vivas (e o segundo no geral, ficando atrás apenas de Walt Disney).
Emmy(s): Composição Musical para uma Série por “Heidi” (1969) e por “Jane Eyre” (1972); Música Tema por “Great Performances” (2009);
Grammy(s): Não temos linhas o suficiente para listar tudo, são 26 gramofones e mais de 70 indicações;
Oscar(s): São cinco estatuetas, incluindo para os clássicos Tubarão, Star Wars e E.T.;
Tony(s): Nunca foi indicado.
Cynthia Erivo
Todo mundo merece uma chance de voar e Cynthia Erivo aproveitou muito bem a dela! Nenhum Mágico vai conseguir trazer nossa Elpheba de volta ao chão, mas talvez um Oscar consiga.
Emmy(s): Performance Musical por “The Color Purple” (2017);
Grammy(s): Melhor Álbum de Teatro Musical por “The Color Purple” (2017);
Oscars(s): Indicada como Melhor Atriz e Melhor Canção Original por “Stand Up”, Harriet (2019);
Tony(s): Melhor Atriz de Musical por “The Color Purple”, (2016).
Quem você acha que será o próximo EGOT? Será que Wicked vai dar o título para Cynthia Erivo? Será que o Lin consegue uma indicação e a estatueta com Mufasa? Só esperando para saber! Se quiser saber a lista completa, confira clicando aqui.