Estudantes maranhenses do Ensino Médio Integral conquistam o 3º lugar no Campeonato Mundial de Robótica. Estando acima de outros treze países diferentes, totalizando 26 equipes, o grupo de adolescentes brasileiros alcança um dos lugares mais altos no pódio do campeonato da Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup 2023.
“Desde criança, sempre gostei de tecnologia (videogames, computadores, entre outros), por achar que poderia tornar o futuro melhor e mais desenvolvido. E quando tive a oportunidade de participar da eletiva e do campeonato de robótica, foi algo maravilhoso, que me deu certeza do meu projeto de vida. Hoje, quero cursar a área de ciências da computação ou engenharia de software“, conta Willian Silva França, de 17 anos, um dos estudantes maranhenses premiados no Campeonato Mundial de Robótica, da FIRA Eorld Cup 2023, que aconteceu em Wolfenbüttel, na Alemanha, em julho deste ano.
Willian integra a equipe de alunos do Centro Educa Mais Dayse Galvão que conquistaram o 3º lugar na Competição da FIRA, com feitos inéditos: como estreantes na competição mundial, o time maranhense desbancou 26 equipes de 13 países diferentes, vencendo na modalidade “Mission Impossible United”.
A fala do estudante é um reflexo do investimento do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MA), na área de robótica por todo o estado: a presença da modalidade curricular nas escolas públicas estaduais do Maranhão tem ampliado e favorecido o desenvolvimento educacional do território maranhense. Em todos os 57 Centros Educa Mais, por exemplo, as unidades estão equipadas com Laboratórios Maker.
Este investimento foi um passo natural para transformação da modalidade na capital maranhense: São Luís foi escolhida para sediar a próxima edição do maior campeonato de robótica do mundo, a FIRA World Cup, prevista para ocorrer de 2 a 7 de agosto de 2024.
Assim, unidades como o Centro Educa Mais Dayse Galvão, localizado na Vila Embratel, bairro periférico de São Luís, serão pontos focais da importância do protagonismo juvenil e do valor da robótica em suas práticas estudantis – a unidade já conta, por exemplo, com projeto de vida voltado para área de tecnologia, além de metodologias pedagógicas de êxito da parte diversificada do currículo do Ensino Médio Integral, o que vêm garantindo resultados expressivos para a educação do Maranhão.
De acordo com o Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Inovação da Secretaria de Educação, Thiago Gomes, esse resultado, somado à conquista da medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Robótica, evidencia os benefícios dos clubes de protagonismo, das eletivas, da tutoria e de todos os outros pilares do modelo para a formação dos jovens.
“As participações nesses campeonatos derivam de várias metodologias e atividades que perpassam todo o modelo pedagógico. Nos clubes de protagonismo, por exemplo, os estudantes se organizam para participar de eventos científicos, olimpíadas e outras competições que sejam de seu interesse. Dentre as eletivas, temos a Robótica Educacional, que promove o desenvolvimento de habilidades técnico cognitivas voltadas para a aplicação da tecnologia na educação, além de conceitos importantes aliados à BNCC”, explica Thiago.
A ideia de trabalhar com a área de tecnologia, segundo a gestora escolar Lilian Dias, foi engajar cada vez mais os alunos nos estudos e incentivar o aprendizado por meio da prática.
“As eletivas visam o aprofundamento de conhecimentos da formação geral básica, em um formato mais dinâmico, aliado ao desenvolvimento de novas competências e habilidades específicas. As olimpíadas e as competições foram consequência do interesse despertado nos discentes, assim como a criação do clube de robótica, que hoje nos traz tantos destaques”, ressalta Lilian.
Projeto de vida no Ensino Médio Integral
As atividades realizadas nos clubes e nas eletivas, além da preparação para as competições, são uma oportunidade de expandir ainda mais os projetos de vida dos estudantes para o futuro. Uma experiência que abriu caminhos para que jovens que têm interesse na área pudessem viver essa experiência, como é o caso de Felipy Cauê de Sousa.
Inspirado pela iniciativa, Felipy destaca que as atividades se conectam diretamente com o seu plano de carreira. “Foi uma experiência muito boa. O clima de todos os competidores estarem em busca da vitória, a persistência das equipes e as emoções a flor da pele tornaram tudo ainda mais satisfatório. Mas o mais importante para mim é que essa atividade se relaciona com meu projeto de vida, que é entrar na faculdade de Ciências da Computação e me empregar na área de programação”, finaliza.
Tempo Integral
A ampliação da carga horária nos Centros Educa Mais (CEM) teve início em 2016. Atualmente, essa política envolve cerca de 91 escolas de tempo integral para mais de 30 mil alunos no Maranhão.
O Ensino Médio em Tempo Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC.
Essa proposta pedagógica está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.
Os mais sinceros parabéns da Black aos incríveis alunos que representaram nosso país de forma tão surpreendente!
Nenhuma matéria relacionada.