PARIS VIROU BAILE!!!! Os Jogos Olímpicos chegaram ao fim e, depois de viver intensamente essas últimas duas semanas de excelência esportiva, achei que cabia mais uma lista. Desta vez vou dar sugestões de filmes, séries, animes e até documentários sobre as categorias que levaram o Brasil ao topo do pódio.
Ouvimos o hino brasileiro 3 vezes enquanto víamos a bandeira sendo erguida. Com Rebeca Andrade na Ginástica Artística, com Bia Souza no Judô e com Duda e Ana Patrícia no Vôlei de Praia e todas elas foram imensamente emocionantes.
Clique no nome das sugestões para saber mais informações sobre ela.
Ginástica Artística
Rebeca Andrade se tornou a maior medalista olímpica do Brasil durante o Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela ganhou um bronze, duas pratas e um ouro, o que foi ainda mais especial por ter sido em cima de Simone Biles.
É nítido que filmes e séries – ficcionais ou não – sobre ginástica são abundantes nos streamings, então segue aqui para uma lista de sugestões sobre o esporte.
O Retorno de Simone Biles
A série documental acompanha a ginasta Simone Biles em sua jornada para achar o equilíbrio ideal entre treinamento, vida pessoal e saúde mental antes do tão aguardado retorno às Olimpíadas. Já disponibilizaram alguns episódios para assistir, e lançarão outros após a conclusão dos jogos. A série está disponível na Netflix e você pode conferir o trailer clicando aqui.
Atleta A
Atleta A é um documentário que acompanha as ginastas que sofreram abusos de Larry Nassar, médico da equipe de ginástica dos EUA, e os repórteres que denunciaram os casos. A Netflix exibe o documentário e você encontra o trailer dele clicando aqui.
Nadia
O longa descreve a trajetória da atleta romena Nadia Comaneci, primeira ginasta a conquistar nota dez em um evento olímpico, nas Olimpíadas de Montreal de 1976 — de onde saiu com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
O filme está disponível no Globoplay e no Prime Video, no entanto, não possui legendas ou dublagens. Você pode conferir o trailer clicando aqui.
Judô
O Brasil ganhou quatro medalhas com o judô durante os Jogos de Paris 2024. Foram duas de bronze, uma de prata e uma de ouro, cortesia de Bia Souza.
De forma surpreendente, judô não é um esporte muito popular em termos de filmes e séries. Aqui vão as sugestões de conteúdo que eu considerei de mais fácil acesso.
A Grande Vitória
Max Trombini (Caio Castro) teve uma infância humilde e conturbada. Abandonado pelo pai, ele foi criado pela mãe e pelo avô, que morreu quando tinha 11 anos. Revoltado, passou a se envolver em diversas confusões em sua cidade natal, Ubatuba, e depois em Bastos, onde passou a morar. Foi através do aprendizado das artes marciais, em especial o judô, que ele conseguiu se estabelecer emocionalmente e construir uma carreira que fez com que se tornasse um dos principais técnicos do esporte no Brasil.
Você pode conferir o trailer do filme clicando aqui.
B1 – Tenório em Pequim
O documentário retrata a trajetória do judoca brasileiro Antônio Tenório, deficiente visual e figura conhecida no esporte, em sua preparação para conquistar a quarta medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Rodado no Brasil, França e também na China, B1 revela o homem por trás do atleta de alto rendimento sob o ponto de vista dele mesmo diante desta jornada internacional.
O filme está disponível no Globoplay evocê pode dar uma olhad ano trailer clicando aqui.
Vôlei (de praia)
Que o brasileiro ama vôlei, não temos como negar. Infelizmente, em Paris, a seleção masculina de vôlei de quadra foi eliminada nas quartas e a femimina nas semi – porém levaram a medalha de bronze. Já em praia, as duas duplas masculinas foram eliminadas nas quartas e uma das femininas também. Entretanto, para a nossa sorte, as número um do mundo SÃO NOSSAS! Duda e Ana Patrícia fizeram uma campanha excelente, perdendo apenas dois sets ao longo de todos os jogos.
Tentei achar opções de vôlei de praia, mas eu não queria que uma das minhas sugestões para o esporte fosse Air Buddy. E os outros do vôlei da areia são um pouco complicados de achar. Por este motivo, vai ser com vôlei de quadra mesmo, ok?
Haikyu!!
Essa sugestão serve como: filme, anime e mangá, já que Haikyu!! tem versões em todas essas formas de mídia.
Shouyou Hinata, ao ver uma partida de voleibol, fica fascinado com “o Pequeno Gigante”, um habilidoso jogador de vôlei, então decide juntar-se ao clube de vôlei de sua escola, no entanto ele é o único membro do clube. Após 3 anos ele finalmente completa o time e ruma para a disputa do Torneio de Primavera. No entanto, seu primeiro oponente de cara é o preferido das finais.
Haikyu!! está disponível no Crunchyroll e na Netflix. Você pode conferir um dos trailers clicando aqui.
Rookie
Esse daqui é para quem ama GL! Rookie é um filme filipino – um salve para os nossos filiprimos, a união Brasil/Filipinas foi oficializada durantes essas Olimpíadas – que estreou em 2023. Ele é um Girls Love (produção em que mulheres sentem atração por outras mulheres) e foi um sucesso bem grande no segmento.
Uma adolescente desajeitada de 1 metro e 80 é forçada a aprender e jogar vôlei contra sua vontade quando é transferida para uma escola católica que não tem um time de basquete. Tudo muda quando ela conhece a estrela do time.
O filme é bem tranquilo de achar na internet (inclusive legendado) e o trailer pode ser visto clicando aqui.
A lista de sugestões pode parecer meio aleatória, mas o objetivo é ser eclética a ter opção para todos os topos de público. E eu vou para sempre ser a pessoa mais empolgada de qualquer ambiente quando o assunto é Olimpíadas, então eu realmente precisava de um trabalho especial para as medalhistas de ouro.
Rebeca, Bia, Duda e Ana Patrícia, muito obrigada por todo o esforço e sacrifício para trazer as medalhas para casa, vocês são fantásticas!
A todos os medalhistas de prata e bronze, eu sei que o objetivo era o ouro, mas vocês são simplesmente fenomenais!
Aos que quebraram recordes pessoais, nacionais ou continentais, vocês são o motivo dos Jogos Olímpicos serem o evento esportivo mais incrível de todos. E vamos em frente que LA 2028 é logo ali!