Lançado em 2019 na Netflix, “The Umbrella Academy” estreou ontem (08) sua quarta e última temporada, composta por seis episódios, e já alcançou o Top 1 em séries no Brasil. Com o final da série, muitos fãs já estão sentindo saudades dessa família disfuncional e cheia de poderes. Para aqueles que querem continuar imersos nesse universo, ou para quem está conhecendo a história agora, vale a pena explorar a HQ homônima que inspirou a série.
“The Umbrella Academy” é uma série de quadrinhos criada por Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance, com ilustrações do quadrinista brasileiro Gabriel Bá (10 Pãezinhos, Casanova, Dois Irmãos e Daytripper). Publicada pela Dark Horse Comics, a HQ estreou em 2007 e conquistou o prêmio Eisner Award de “Melhor Minissérie” em 2008.
No Brasil, a HQ é publicada pela editora Devir e conta com três volumes. O primeiro volume, “Umbrella Academy: Suíte do Apocalipse”, segue uma família disfuncional de super-heróis composta por sete das 43 crianças que nasceram de forma misteriosa e foram adotadas por Sir Reginald Hargreeves, um alienígena disfarçado de empresário conhecido como “O Monóculo”, formando a Umbrella Academy. Hargreeves treinou essas crianças para salvar o mundo, mas a equipe acabou se separando. No entanto, eles se reúnem novamente após a morte de Hargreeves, precisando salvar o mundo mais uma vez. Este volume também inclui duas histórias curtas e uma seção com desenhos e esboços de Bá, Way e Jean, responsável pela capa.
O segundo volume, “Umbrella Academy: Dallas”, após a quase catástrofe causada por um dos seus membros, a equipe enfrenta suas próprias crises pessoais enquanto embarca em uma jornada épica através do tempo, do espaço e do Vietnã, culminando com o assassinato de JFK. No terceiro volume, “Umbrella Academy: Hotel Oblivion”, o Hotel Oblivion foi criado por Sir Hargreeves para abrigar hóspedes perigosos demais para o mundo. A Umbrella Academy, alguns anos após a morte de Hargreeves, é reencontrada desmantelada.
Em 2020, Gerard Way revelou o título do quarto volume, “Sparrow Academy”, que ainda não tem previsão de lançamento. Além dos volumes principais da série, “Umbrella Academy” também conta com um spin-off focado em Klaus, “Você é a Cara da Morte: Contos De Umbrella Academy Vol. 1”, também publicada pela editora Devir. Neste spin-off, Klaus, com dezoito anos e em fase de rebeldia, é expulso da Umbrella Academy por Sir Reginald Hargreeves. Sem dinheiro e sem rumo, ele recorre a substâncias ilícitas obtidas de um traficante vampiro e decide ir a Hollywood, onde seus poderes podem ser valorizados. Na capital do entretenimento, Klaus conhece uma atriz que dará o que ele quer em troca de seus dons, mas não é a única interessada em suas habilidades.
Se você deseja explorar outras séries com temas semelhantes aos de “The Umbrella Academy”, confira a matéria da Joyce Moura.