Hora do Recreio, escrito, produzido e dirigido por Lucia Murat, está entre os 16 documentários que vão disputar o Prêmio de Melhor Documentário da Berlinale. O vencedor vai receber um prêmio no valor de 40 mil euros e ainda poderá concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário.
O longa também concorre ao Prêmio da Anistia Internacional da Berlinale, voltado para obras que retratam questões sobre direitos humanos. A premiere mundial em Berlim vai ocorrer no dia 16 de fevereiro e os vencedores serão anunciados no dia 22 de fevereiro.
![Hora do Recreio](https://cloud.estacaonerd.com/wp-content/uploads/2025/01/16141220/HORA-DO-RECR.jpg)
“Como diz nossa querida Fernanda Torres, ser indicada já é um prêmio. Para nós, equipe e elenco de ‘Hora do Recreio’, ter sido selecionado para disputar mais dois prêmios no Festival de Berlim, entre todas as mostras do festival, aponta para a força do nosso filme. Além da competição da Generation 14plus, estamos disputando o prêmio de Melhor Documentário de todo o festival e o prêmio do Amnesty Award”, destaca Lucia Murat.
Mais sobre premiações: TNT e Max anunciam transmissão ao vivo do EE BAFTA Film Awards 2025
O filme levanta discussões sobre a educação no Brasil sob a perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio. São abordados temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, bala perdida, feminicídio e gravidez precoce, além de performarem a peça de teatro baseada no livro “Clara dos Anjos”. Escrita no início do século XX e mostra o abuso sofrido por uma jovem negra suburbana.
Hora do Recreio será distribuído pela Imovision no Brasil e conta com o patrocínio da Riofilme, BRDE, FSA Ancine e Embaixada do Brasil em Berlim.
Leia Também:
- Campeonato mundial de Rainbow Six Siege começa com 5 times brasileiros na disputa pelo troféu
- Hora do Recreio, filme de Lucia Murat, é selecionado para Mostra Generation do 75º Festival de Berlim
- A Hora do Vampiro: Adaptação do clássico de Stephen King que perde a hora de ter fim
- ‘Serra das Almas’ vence o prêmio Netflix na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo