Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
passinho

CAIXA Cultural Curitiba recebe espetáculo de passinho

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 22 a 24 de novembro, o espetáculo de dança Suave, que traz o passinho pela primeira vez aos palcos da capital paranaense. A montagem, que é composta por artistas periféricos, apresenta o gênero de dança carioca que surgiu nas comunidades da cidade nos anos 2000 e esse ano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

O Passinho

passinho suave

O passinho, um estilo de dança que surgiu nos bailes funk das comunidades cariocas no início dos anos 2000, é muito mais do que simples movimentos corporais. É uma expressão cultural rica, vibrante e cheia de significado, que combina tradição e inovação.

Esse gênero de dança explora uma fusão de passos rápidos e dinâmicos, combinando estilos diversos como o frevo, o samba, o break, o hip-hop e até o kuduro, formando uma coreografia característica que transmite energia e expressividade.

Entre as principais características do passinho estão a improvisação, a rapidez e a criatividade nos movimentos. Os dançarinos exploram a liberdade dos gestos e posturas, muitas vezes incorporando elementos de acrobacia e teatralidade.

“A dança do passinho é engraçada: parece um bezerro que acabou de nascer e está lutando pela vida e ao mesmo tempo comemorando e brincando. Os intérpretes me presenteiam com uma explosão de criatividade e coragem”, comenta Alice Ripoll, diretora do espetáculo.

O reconhecimento do passinho como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro em 2024 representa a valorização dessa manifestação artística e, além disso, também celebra a cultura urbana e periférica brasileira.

A companhia Suave

Foi fundada em 2014 pela coreógrafa Alice Ripoll a partir do projeto “Entrando na Dança” com 10 jovens do Complexo do Alemão. O espetáculo circulou pela Europa por quatro anos consecutivos. Recentemente, a companhia estreou o espetáculo “Zona Franca” no Rio de Janeiro e em Marseille, na França, e circula com a montagem por festivais europeus. O grupo segue com pesquisas sobre a relação das danças urbanas e populares do Brasil com uma encenação contemporânea, questionando quais vozes falam essas danças e o que se pode expressar através delas.

Além do espetáculo, a Suave vai ministrar uma oficina e bate-papo sobre passinho, com apresentação da técnica e alguns exercícios de dança usados para desenvolver a linguagem da companhia. A atividade é voltada para dançarinos profissionais e estudantes de dança.

suave
Foto: divulgação

Serviço:

Espetáculo Suave

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro

Datas: 22 a 24 novembro de 2024

Horários do espetáculo: Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos

Ingressos:  R$ 20 e R$10, à venda a partir das 10h do dia 16/11 na bilheteria do teatro e às 15h no site da CAIXA Cultural Curitiba ou clicando aqui.

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Oficina de Passinho

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro

Data: sábado 23 de novembro de 2024

Horário: das 15h às 16h30

Número de vagas: 25

Classificação indicativa: livre

Inscrições: no site da CAIXA Cultural Curitiba ou clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr