A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 22 a 24 de novembro, o espetáculo de dança Suave, que traz o passinho pela primeira vez aos palcos da capital paranaense. A montagem, que é composta por artistas periféricos, apresenta o gênero de dança carioca que surgiu nas comunidades da cidade nos anos 2000 e esse ano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
O Passinho
O passinho, um estilo de dança que surgiu nos bailes funk das comunidades cariocas no início dos anos 2000, é muito mais do que simples movimentos corporais. É uma expressão cultural rica, vibrante e cheia de significado, que combina tradição e inovação.
Esse gênero de dança explora uma fusão de passos rápidos e dinâmicos, combinando estilos diversos como o frevo, o samba, o break, o hip-hop e até o kuduro, formando uma coreografia característica que transmite energia e expressividade.
Entre as principais características do passinho estão a improvisação, a rapidez e a criatividade nos movimentos. Os dançarinos exploram a liberdade dos gestos e posturas, muitas vezes incorporando elementos de acrobacia e teatralidade.
“A dança do passinho é engraçada: parece um bezerro que acabou de nascer e está lutando pela vida e ao mesmo tempo comemorando e brincando. Os intérpretes me presenteiam com uma explosão de criatividade e coragem”, comenta Alice Ripoll, diretora do espetáculo.
O reconhecimento do passinho como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro em 2024 representa a valorização dessa manifestação artística e, além disso, também celebra a cultura urbana e periférica brasileira.
A companhia Suave
Foi fundada em 2014 pela coreógrafa Alice Ripoll a partir do projeto “Entrando na Dança” com 10 jovens do Complexo do Alemão. O espetáculo circulou pela Europa por quatro anos consecutivos. Recentemente, a companhia estreou o espetáculo “Zona Franca” no Rio de Janeiro e em Marseille, na França, e circula com a montagem por festivais europeus. O grupo segue com pesquisas sobre a relação das danças urbanas e populares do Brasil com uma encenação contemporânea, questionando quais vozes falam essas danças e o que se pode expressar através delas.
Além do espetáculo, a Suave vai ministrar uma oficina e bate-papo sobre passinho, com apresentação da técnica e alguns exercícios de dança usados para desenvolver a linguagem da companhia. A atividade é voltada para dançarinos profissionais e estudantes de dança.
Serviço:
Espetáculo Suave
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro
Datas: 22 a 24 novembro de 2024
Horários do espetáculo: Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 20 e R$10, à venda a partir das 10h do dia 16/11 na bilheteria do teatro e às 15h no site da CAIXA Cultural Curitiba ou clicando aqui.
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Oficina de Passinho
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro
Data: sábado 23 de novembro de 2024
Horário: das 15h às 16h30
Número de vagas: 25
Classificação indicativa: livre
Inscrições: no site da CAIXA Cultural Curitiba ou clicando aqui
Leia Também:
- “Bonitinha, Mas Ordinária”, de Nelson Rodrigues, entra em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba
- Mostra de cinema de Apichatpong Weerasethakul chega à CAIXA Cultural
- O Santo Incrédulo, espetáculo da Borracharia Cênica, faz duas apresentações em Curitiba
- Claudia Abreu apresenta espetáculo “Virginia” em Curitiba