Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Histórias na terra – ciclo Tukula” circula por Curitiba com apresentações gratuitas para crianças

Com elementos da tradição oral afro-indígena, música e poesia, o projeto “histórias na terra – ciclo Tukula” estreia sua circulação por dez regionais de Curitiba, levando arte, memória e ancestralidade para escolas, centros de assistência social e espaços culturais da cidade. As apresentações têm duração de 45 a 50 minutos, são indicadas para as séries iniciais do ensino fundamental e contam com acesso gratuito.

A artista Kamylla dos Santos conduz a contação de histórias e canções afroindígenas, com os pés firmados no Cosmograma Bakongo e as mãos na terra, convidando as crianças a plantarem sementes de girassol ao final da apresentação. A contação, dirigida por Marcel Malê, propõe um mergulho nos saberes da diáspora africana e dos povos indígenas do Brasil, oferecendo experiências artísticas que fortalecem o respeito à diversidade étnico-racial e estimulam a valorização da natureza.

O principal elemento cênico é um móvel circular preenchido com terra, que se transforma em espaço de criação e interação, onde as crianças, dispostas em roda, também podem se relacionar diretamente com esse elemento, símbolo de vida, ancestralidade e memória.

Além de trazer narrativas que celebram a herança africana e indígena na formação cultural do Brasil, o projeto atua como ferramenta pedagógica e de representatividade, dialogando com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. As apresentações ainda incluem reflexões sobre a crise climática, destacando a importância da preservação da terra, da água e das sementes crioulas.

Ao todo, serão realizadas 12 apresentações gratuitas, alcançando cerca de 600 crianças. Parte da programação acontecerá em escolas, na APAE durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Centros de Transformação Social e, no sábado, 30 de agosto, uma apresentação aberta ao público no Centro Cultural Teatro da Vila (CIC), que contará com interpretação em Libras.

Foto: Lucas Amorim

Ficha Técnica

  • Realização, contação de histórias e direção de produção: Kamylla dos Santos (@kamyngoma)
  • Direção e dramaturgismo: Marcel Malê (@marcelmaleszymanski)
  • Produção Executiva: Maycon Souza (@maycon.ojukialoki)
  • Assistência de produção: Lari Maris (@larissaamaris)
  • Libras: Jéssica Nascimento ( @jelibras.nasci )
  • Apoio: Grupo Baquetá e Sustenido Produções (@grupo_baqueta)
  • Assessoria de Imprensa: A Cena Comunica ( @acenacomunica)

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço

SABADOU NA VILA!

Sábado, 30 de agosto de 2025 Horário: 15h
Centro Cultural Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451 – CIC, Curitiba
Classificação indicativa: Livre
Gratuito – Com interpretação em Libras

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *