A Azure Bears – divisão de eSports da atlética Avalanche UTFPR levou o Paraná ao topo do país no universitário de Valorant no início de outubro! Os JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) são a principal competição universitária nacional e eles englobam esportes eletrônicos, que terão parte de destaque nesta matéria. E por que especificamente os e-sports? Porque o time de Valorant da Universidade Tecnologica do Paraná é hoje aquele que ocupa o topo!
Tendo o portal da Black Company criado suas primeiras raízes em Curitiba e lado a lado com os eSports, nada mais justo que voltar ao assunto para parabenizar o Estado nesta conquista inédita. Os jogadores da Azure Bears já são conhecidos regionalmente por seus desempenhos em competições como o Paraná Gaming Tournament. Para os JUBs, no entento, este foi o ano de inauguração da modalidade Valorant (já que desde 2016 os Jogos contavam com futebol eletrônico, 2017 League of Legends, etc) e os representantes paranaenses foram os primeiros a levantar o “caneco”!
Azure no Road do Maj… JUBs
A jornada da equipe começou no qualificatório regional – organizado pela Respawn E-vents – que decidiu as quatro equipes do Estado a disputar a fase nacional. Já neste próximo “nível”, 80 times disputaram por suas vaga nos presenciais, sendo que apenas 1 em cada 10 deles conseguiria concretizar o sonho. A Azure, então, já no top 8, enfrentou de primeira aquele que seria seu adversário (e dona da casa) na grande final, a UnB Green Owls. Os presenciais rolaram diretamente da capital do nosso país, Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) dos dias 13 ao 19 de outubro. Os adversários presenciais da equipe paranaense foram UFMT Turuna, do Mato Grosso e a UFG Eagles, de Goiás, pelos quais passaram sem maiores problemas.
Greinzera, duelista e IGL do time, conversou com a equipe da Black e comentou que, apesar de a equipe já estar acostumada com presenciais, a pressão de uma competição inédita e do porte que foi, fez com que a equipe se sentisse ainda mais motivada. Durante a conversa, Grein explicou que o time gosta muito de jogar presenciais, já que regionalmente são poucas as oportunidades de realmente por em prática “a gente queria muito estar lá e poder jogar esse presencial” […] “comparado com antigamente a gente até que tem oportunidades hoje, mas ainda assim não são suficientes para ter a experiência completa” comentou o IGL.
Do abalo do primeiro jogo ao título!
A partida da final era em melhor-de-três, com início no mapa da Haven, que acabou sendo um dos mapas mais disputados do torneio, sendo vencido pela Azure no overtime por 14-12. Já o segundo mapa, de escolha do time da casa, foi Ascent – onde a UnB Green Owls já havia vencido anteriormente no torneio. Contudo, o que aconteceu foi muito longe do esperado. A vitória veio para a Azure Bears por 13 a 3, fechando o segundo mapa com extrema tranquilidade e dominância, garantindo a bandeira paranaense no topo do Valorant Universitário na primeira edição que contou com o game!
Mateus “Kick” Gruntowski, presidente da Azure Bears, explica que o título é “de extrema importância para a Azure principalmente em termos de relevância. A Azure já ganhou outros torneios presenciais fora de Curitiba tanto com essa line-up quanto com outras. Mas ganhar os JUBs, principalmente por ser o maior compeonato universitário da América Latina coloca a Azure Bears num pódio que até então ela não estava – por ser um torneio que a Confederação Brasileira do Desporto Universitário organizou, para a gente é muito gratificante pois sabemos que o nome do torneio não será apagado” e ainda completa com “e acima de tudo é o título que nos faltava”. A Azure já conta com diversas equipes de esportes eletrônicos diversos e representa a UTFPR nos torneios de eSports (como o PGT) levando o nome da cidade e do Estado para outros níveis!
Para mais notícias sobre eSports nacionais, regionais, universitários e mais, acompanhe nossas redes sociais! Aproveite e fique de olho nas redes da Azure no X e Instagram!