O título é o símbolo mais marcante de um torneio de eSports, ou esporte tradicional. O tetracampeonato do Brasil na Copa do Mundo – com a narração marcante do Galvão Bueno. Ainda mais, com um país de luto por causa da perda do Ayrton Senna (os jogadores o homenagearam durante a comemoração). Ou o título da Argentina de Messi, ou o tetracampeonato do Faker (com a T1). Entretanto, Daigo Umehara (mesmo com vários títulos na carreira) eternizou um lance em um torneio no qual ele não foi campeão.
Daigo Parry
Daigo Umehara é um lendário jogador de Street Fighter. Ele é conhecido como “The Beast” por causa de suas jogadas, seu estilo agressivo (apesar de jogar zoneando os adversários) e suas conquistas. Contudo, uma das jogadas que o eternizou não aconteceu sequer na final do torneio.
Era uma semifinal de EVO. Enquanto Daigo escolheu Ken, seu rival Justin Wong escolheu a Chun Li. O jogo era o Street Fighter III: 3rd Strike. Esse Street Fighter tinha um diferencial dos dois primeiros títulos (não versões porque a Capcom lançou várias versões do 2 e as séries Alpha e EX antes do terceiro título), a famosa mecânica de parry. Essa mecânia permitia você aparar golpes do adversário sem que tomasse dano, enquanto o bloqueio “normal” abaixa gradativamente sua vida.
Como citado, “The Beast” enfrentava Wong em uma semifinal de EVO, mais precisamente a edição de 2004. A luta entre eles estava acirrada e empatada em rounds. Portanto, quem ganhasse abriria 1-0 na série. Sim, não era nem a luta final do confronto.
Wong, com sua Chun Li, conseguiu utilizar o golpe especial da personagem. Uma sequência de golpes varreria a vida do Ken e de Umehara, mesmo ele defendendo de forma “normal”. Contudo, Daigo (mostrando que é um gênio) utilizou a mecânica de parry e conseguiu aparar todos os golpes do combo. O que já era difícil por si só, pois ele precisou fazer os comandos no momento certo e mais de uma vez para aparar todos os golpes. Ele não só aparou todos os golpes como conseguiu a virada utilizando seu espcial e levando todos a loucura.
O vídeo é conhecido como “Moment #37” ou “Daigo Parry” e possui milhões de views e homenagens no mundo dos games. Uma das homenagens mais famosas é a possibilidade de refazer o parry na versão treet Fighter III: 3rd Strike Online Edition.
Daigo não foi campeão da EVO 2004, perdendo a final para o Kenji KO. Entretanto, sua jogada está eternizada, assim como sua carreira.
Nenhuma matéria relacionada.