Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Encontro

Encontro de E-Sports reafirma relevância do cenário gamer no Paraná

No último fim de semana, Curitiba sediou com grande sucesso a 2ª edição do Encontro Paranaense de E-sports, que reuniu 1.500 participantes e mais de 500 jogadores, reforçando a cidade como um dos polos de destaque para o esporte eletrônico no Brasil, sendo a primeira edição (2023) um sucesso entre os players de todas as idades! O evento contou com uma programação intensa e diversificada, que encantou o público local e os mais de 100 mil espectadores das transmissões ao vivo no YouTube e Twitch.

O Encontro contou com a participação de 40 times de várias regiões do Brasil, incluindo Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, consolidando o Encontro Paranaense de E-sports como uma plataforma nacional de competição e networking. 

“Com um público engajado, premiações robustas e uma programação rica em conteúdos e atividades, o Encontro Paranaense de E-sports reafirmou sua relevância no cenário gamer e garantiu seu espaço entre os principais eventos do setor no Brasil”, considera o presidente da Federação Paranaense de E-sports, Diego Pereira. 

Durante os dois dias de evento, três grandes torneios — Paraná Gaming Tournament (PGT), Treta Championship e Gametech — premiaram os melhores competidores com R$ 45 mil em dinheiro, além de equipamentos para os MVPs de cada partida. As disputas atraíram mais de 30 equipes de várias regiões do país, reforçando o papel do Encontro como uma plataforma de alcance nacional. 

“Quero parabenizar a organização do evento e destacar o número de participantes inscritos na competição e também o número de atendimentos ao público. É o segundo ano do Encontro de E-sports que o Governo do Estado do Paraná incentiva e, para nós, é um motivo de orgulho, principalmente, por ser um evento pioneiro em nosso estado e muito provavelmente no Brasil com recursos públicos. Aguardamos uma nova inscrição para renovar o projeto no próximo edital que está para ser lançado. Gratidão em fazer parte desse momento”, disse Otávio Vinicius Taguchi, coordenador do Proesporte. 

Nas disputas do PGT o título do LOL ficou com os Reis de Curitiba, seguidos do Nunu Comilão, Burning Bunnies e Evosbrave. Já no Valorant, os vencedores foram a equipe da Fábrica do Belga com Azure Bears Golden em segundo lugar. A disputa de 3º será online entre Palestra AZR e Trem Bala SC. No Free Fire; Team Alliance ficou em 1º lugar seguido do Team Xauan, Team Rockstar e Tropa do 7.

Os vencedores do Treta nas categorias Street Fighter 6, Mortal Kombat 1 e Tekken 8 garantiram vaga para o Circuito da 2Game Pro Tour no Chile. “Os campeões no Chile ganharão um contrato de um ano para viajar pelo mundo com salário. Algo único para a comunidade de jogos de luta no Brasil”, explica Giovane Lurezonski, CEO do Treta que teve apoio da 2Join, Diesel Legacy, 2ND Impact, 3rd Fight, Wall Garants, Revolution sticks e Spada Gamer. 

Além das competições, a programação incluiu palestras e debates sobre temas relevantes como tecnologias para desenvolvimento de jogos, streaming, criação de conteúdo, direito gamer, sustentabilidade ambiental e o crescimento do esporte eletrônico feminino no Brasil. Entre os palestrantes, destacaram-se nomes como Max Porto, Bruno Sangregório, Alan Speed e Bruno Cassol, com curadoria de André Leandro, da Gamescola, trazendo insights valiosos para os entusiastas do cenário gamer. 

Encontro
Além das competições e palestras, o entretenimento para o público era vasto com atrações e lugares incríveis para fotografias criativas Foto: Marcio Farias

O evento também ofereceu outras atrações, como uma arena Freeplay equipada com mais de 30 computadores, consoles e fliperamas, 20 estandes de expositores com novidades do mercado gamer, além de um animado concurso de cosplay, que premiou os vencedores com um total de R$ 1.000. A vencedora na categoria principal foi a Laura (cosplay da Mikasa – Attack on titan). No segundo ficou Jennifer (cosplay de Ahri Immortalized legend) e em terceiro a Beatriz (cosplay de Link do Zelda). Também teve duas categorias a mais, uma de cosplay mais criativo que o André ganhou como Ben 10, e a categoria especial mirim que o Otávio levou com o cosplay de Goku. 

Outro diferencial do evento foi a sua acessibilidade. Os ingressos foram gratuitos para alunos de escolas públicas, com preços populares para estudantes de colégios e universidades, reforçando o compromisso da organização em democratizar o acesso ao universo gamer. 

Com 24 horas de transmissão ao vivo, mais de 10 influenciadores e 14 palestrantes discutindo diversos temas do universo dos E-sports, o evento mostrou a força da comunidade gamer e geek no Paraná. 

No encerramento, a Federação Paranaense de E-sports anunciou que a próxima edição do Encontro está programada para o primeiro semestre de 2025, prometendo uma experiência ainda maior e mais completa para os fãs de esportes eletrônicos. 

Organizado pela Federação Paranaense de E-sports, apoio do Governo do Estado do Paraná, através Secretaria de Esporte e do PROESPORTE, e patrocínio da  Copel, Ligga, Terabyte e FIAP. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr