A Gamescom reuniu líderes e desenvolvedores para discutir o futuro dos jogos nesta quinta-feira(27). O evento também contou com a presença da apresentadora de Esports, Nyvi Estephan, do jornalista, Dom Peppiatt e da CEO na Dyxel Gaming, Érika Caramello, em diferentes palcos.
Gamescom Latam é o maior evento de games do mundo. A feira ocorrerá em São Paulo, do dia 26 a 30 de junho e ela irá atuar em parceria com o BIG Festival, o qual só em 2022, compareceram cerca de 50.000 pessoas. As empresas aproveitam a feira para divulgar novos videogames, produções audiovisuais e hardwares. .Adquira os ingressos pelo Mundo Ticket.
No Palco Journey, estiveram presentes Dom Peppiatt, da VG247; Eleni Thomas, da Dexerto; e Joshua, da Game Rant. Foram discutidas as estratégias que as empresas podem tomar, inovações e tendências esperadas para o restante do ano. Apesar das altas demissões no setor de desenvolvimento de jogos, eles expressam ter otimismo para 2025.
“À medida que a saúde dessa indústria se deteriora, todos perdem”. Eleni Thomas sublinhou a importância de adotar práticas mais sustentáveis: “Não devemos concentrar-nos apenas no lucro financeiro, é uma questão de ética” disse Peppiatt sobre os altos custos na área. Joshua complementa: “É crucial não subestimar o impacto dos videogames e lembrar que os desenvolvedores estão constantemente competindo pela atenção dos jogadores nesse mercado dinâmico”.
Em seguida, foram chamados ao palco os professores universitários Érika Caramello, da Dyxel e Gilson Schwartz, da Games for Change Latin America, que debateram sobre os possíveis caminhos para conseguir ter sucesso na área de games. Eles reforçaram a importância de procurar cursos que vão além da formação profissional tradicional, com o objetivo de melhorar o portfólio e criar uma boa rede de contatos.
“Precisamos de jogos que abordem movimentos sociais, proteção social, saúde pública, bem-estar social e ambiental. É possível criar jogos que ajudem a lidar com questões sérias como ansiedade, de maneiras criativas.” falou Gilson Schwartz sobre criação de jogos com temas políticos e sociais.
Já no Palco Quest, mediado por Carolina Caravana, da Abragames, os representantes de países latino-americanos Daniel Sánchez (Colômbia), Florencia Fole (Argentina), Gabriel Serrano (Costa Rica), Juan de Urraza (Paraguai), Sven von Brand (Chile) e Juan Bravo (Equador), discutiram sobre os desafios do desenvolvimento de jogos nos países latinos.
“Com os fundos financeiros limitados, as pequenas empresas acabam desistindo do desenvolvimento e dos jogos no meio do caminho”.disse Gabriel Serrano sobre a dificuldade de financiamento na Costa Rica. Florencia Fole relembrou: “Nosso objetivo é promover o empreendedorismo e dar suporte aos novos desenvolvedores”.
Também foram apresentados no mesmo palco, os finalistas do prêmio de melhor jogo brasileiro pelo gamescom latam BIG festival 2024. A premiação será realizada nesta sexta-feira(28).
No encerramento do evento, Samara Fornarolli mediou uma discussão com Alessandro Ferreira, Dino, e Martin Kothe sobre os pontos fundamentais para conseguir monetizar lives. Eles conversaram a respeito de como trabalhar com influenciadores, fortalecer marcas, e como gerar engajamento para atingir o público-alvo.
Os ingressos para a Gamescom podem ser adquiridos no Mundo Ticket.