Lima confirmada como sede dos principais Global Esports Games e do Global Esports Tour anual
A Global Esports Federation anunciou que Lima, no Peru, sediará os Global Esports Games 2025. A decisão unânime do Comitê Executivo do GEF marca o início de uma parceria plurianual com a cidade, que será palco de um dos principais eventos de esportes eletrônicos do mundo.
O CEO do GEF, Paul J. Foster, e o presidente da Asociación Deportiva Peruana de Esports (ADPES), Diego Mohme, formalizaram o momento histórico em Lima. A cerimônia contou com a presença de Angélica Matsuda Matayoshi, Presidente Executiva da Comissão de Promoção das Exportações e Turismo do Peru (PROMPERÚ), e José Luis Farfan, Presidente do Legado.
Atletas de esportes eletrônicos e membros da comunidade peruana, incluindo Josselyn Abusabal, ex-aluna do GEF Champions Circle, que recentemente representou o GEF no Fórum Juvenil ECOSOC das Nações Unidas em Nova York, participaram da celebração.
“Estamos orgulhosos de que a icônica cidade de Lima, no Peru, sediará os primeiros Global Esports Games nas Américas. A Global Esports Federation está comprometida em abrir novos caminhos por meio de parcerias inovadoras. Este acordo assinado hoje mostra o Peru como um destino obrigatório para eventos de esportes eletrônicos de classe mundial”, afirmou Mario Cilenti, COO do GEF e presidente da Pan Am Esports Federation.
Diego Mohme, presidente da Asociación Deportiva Peruana de Esports, expressou seu entusiasmo: “Estamos honrados em organizar esses eventos globais para milhões de atletas e fãs de esportes eletrônicos em todo o mundo. O Peru provou ser um cultivador de talentos na comunidade de esportes eletrônicos. Sediar os Global Esports Games 2025 do GEF em nossa capital, Lima, e as etapas anuais do Global Esports Tour fortalecerá ainda mais nossa capacidade como comunidade de esports.”
Para impulsionar a organização, o Presidente do GEF, Chris Chan, nomeou a Vice-Presidente do GEF, Dra. Melita N. Moore (EUA), para presidir a Comissão de Coordenação do GEG25. O membro do Conselho do GEF, Yaqui Núñez del Risco Mejía (República Dominicana), atuará como vice-presidente da Comissão.
Além de sediar o principal evento do GEF em 2025, Lima também organizará etapas anuais da pro-série do GEF – Global Esports Tour (GET) – de 2024 a 2028. O GET inaugural no Peru acontecerá em novembro deste ano, com equipes profissionais de todo o mundo competindo em um torneio de Dota 2 de alto nível.