O novo shooter desenvolvido e distribuído pela NetEase Games – também responsável pela distribuição de Ashfall – Marvel Rivals, bateu sua segunda semana na Steam e já conta com avaliações de diversos sites especializados e jogadores (alguns deles gostam de achar que são especializados, não é?). Vem com a gente dar uma olhada no que a comunidade está achando do jogo e o que pensamos que pode ser a maior força para ele tornar-se um e-sport!
O novo jogo da Marvel – apelidado de Novo Overwatch – vem com tudo para assumir uma posição de qualidade dentro dos esportes eletrônicos de shooter. Com quase 100 mil avaliações na Steam (com média incrívelmente descrita por “muito positivas”), o jogo já passou por um teste para o público – e da Black, pelo nosso Jr. Maiky. Clique aqui para ver – e, surpreendetemente, levando em consideração os últimos jogos “não homem aranha” que envolveram a Marvel, o jogo foi muito bem avaliado também pela crítica. A IGN avaliou o shooter em 8/10, enquanto a Game Rant em 9/10 “Mavel Rivals é um shooter de heróis amplamente divertido e um dos melhores jogos que o gênero tem a oferecer”. Além disso a Kotaku comenta que o jogo faz o Crossplay simples!
No entanto, mesmo com tantas avaliações boas, não é realmente isso que vai trazer o jogo a um status de eSports, certo? O engajamento competitivo da comunidade (e o interesse da empresa em manter o cenário, certo Blizzard?) é o que vai ditar. Contudo, mesmo assim, o que importa para um jogo alcançar um nível saudável de competitividade não consiste apenas no engajamento. Uma gestão de balanceamento de qualidade (que certo jogos grandes não concordam), novidades frequentes – como mapas, personagens, mecânicas e visuais e a proximidade dos jogadores com a gameplay propriamente dita podem ser fatores decisivos para a longevidade. Conforme descrito pelo nosso redator Luunyn – o jogo compreende o gênero e acerta na proposta, portanto, esse tipo de identificação não é um problema para a continuidade. Outro ponto que pode ser beneficial para o jogo é que personagens jogáveis não precisam de grandes apresentações na maioria das vezes. A explicação é clara: Viuva Negra, Homem de Ferro, Hulk (SMASH) e tantas outras personalidades da Marvel já são carimbadas na cultura geek e apenas pelo nome já representam apelo suficiente.
Para que o cenário de esport propriamente dito agora se desenvolva, resta à administração do game decidir pelos caminhos que mais agradem à comunidade. Afinal, nem um GOTY salva um jogo competitivo de cair na ruína por conta de decisões que não pensam na comunidade, certo? Explorar o “marketing grátis” que o UCM proporciona e trabalhar o jogo da maneira mais próxima ao público possível, podem fazer com que Marvel Rivals chegue ao status de E-sport rapidamente e possa manter-se como um competitivo apropriado para o gênero!
Para mais notícias sobre e-sports, games, cinema, música e mais, confira diariamente o nosso portal!