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Riot determina que times de LoL e Valorant poderão receber patrocínio de casas de apostas em 2025

A partir de 2025, a Riot passará a permitir que times parceiros dentro das suas competições de LoL e Valorant (VCT Americas e EMEA) busquem patrocínio de casas de apostas. A informação foi confirmada pelo COO de Esports da empresa, Whalen Rozelle. 

Em comunicado publicado no X, ele diz que a decisão não foi tomada de forma leviana e “é resultado de um estudo e planejamento cuidadoso para um movimento que irá permitir novas oportunidades de financiamento para as equipes, ao mesmo tempo em que será protegida a integridade competitiva e a experiência geral dos fãs”.

Contudo, ainda assim haverá uma série de restrições para este tipo de patrocínio. Por exemplo, não será permitido divulgação de marcas de casas de apostas por meio de canais oficiais da Riot Games. Dessa forma, transmissões, redes sociais e até uniformes das equipes não terão menção a nenhuma bet.

Além disso, as casas de apostas terão que passar pela avaliação da Riot para que sejam assegurados os padrões de integridade, transparência e engajamento com os fãs. Ademais, todas as casas de apostas esportivas que fizerem parceria com equipes precisarão atender aos requisitos regulatórios e de licenciamento locais e corresponder aos requisitos da Riot em relação ao conteúdo e promoção para esta categoria.

No comunicado, Rozelle ainda disse o seguinte: “Esta é uma nova categoria de patrocínio para nossos esports, e nós a abordaremos cuidadosamente. Aprenderemos muito ao longo do caminho, e faremos mudanças se em algum momento isso comprometer a integridade do esporte ou impactar a experiência de alta qualidade que nossos fãs têm hoje. Dependendo de como essa implementação inicial for, avaliaremos oportunidades para expandir — ou refinar — nossa abordagem no futuro”.

Mudança de estratégia

Anteriormente, a Riot Games proibia de forma muito abrangente a presença de casas de apostas dentro do seu ecossistema de esports. A restrição consta de forma muito assertiva no Código de Conduta Global dos Esports na empresa. O artigo 3.15 do documento diz que não é permitido “ter qualquer envolvimento, seja direto ou indireto, em nenhuma corporação ou entidade que promove, organiza e conduz apostas, jogos de azar, loterias ou eventos e transações similares em conexão com competições de esports”.

Como esclarecido pelo comunicado, a busca por este tipo de patrocínio terá que atender às leis e regulamentações locais de onde os times possuem sede. Portanto, é provável que equipes chinesas não possam recorrer a este tipo de parceria, já que a China possui determinações bastante restritivas para casas de apostas.

Para mais informações sobre esports, acompanhe nosso portal.

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