Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estação Sakuga: Anne é uma história de amadurecimento e da busca pelo amor.

Um dos cancelamentos que mais me doeu foi com toda certeza Anne With an E, mas eu tive um grande suspiro de alívio quando anunciaram que a história se tornaria um anime. Durante toda essa minha coluna, vou traçar paralelos entre a série e a animação, pois pra mim é impossível não fazer essa associação.

Começo com uma polêmica – possivelmente – cancelável, mas a grande necessidade da série em querer trazer uma mensagem de empoderamento feminino a cada segundo me deixava bem incomodada. O contexto no qual o universo todo foi criado não pode ser analisado com os nossos olhos modernos, ou seja, Anne e suas amigas buscavam simplesmente o amor e o casamento. Entretanto, o anime que se encerrou no último dia 27, nos mostrou que buscar o mais puro amor não é um sinal de fraqueza, mas sim de um enorme sacrifício.

O anime consegue ser muito mais tocante e belo que a série, pois ele não trata o amor ou casamento como coisas criadas para subjugar as mulheres, mas como algo belo e que é de fato almejado por muitos. Afinal, quem não gostaria de encontrar seu Felizes para Sempre com a pessoa que ama?

Anne Shirley é aquele tipo de anime onde não temos uma animação exuberante, mas isso em nenhum momento faz falta. O enredo e o storytelling são tão harmônicos e bem construídos que você se encanta em simplesmente ouvir os belos diálogos. A construção das personagens consegue não só focar nos protagonistas, mas sim em todos aqueles que estão em torno dela.

Segunda grande polêmica do dia: na humilde opinião desta que vos fala, certamente todos vão gostar do anime, mas principalmente o público feminino. Eu digo isso, pois eu me vi em Anne a cada momento desde sua tendência a romantizar tudo até coisas simples como a ligação da melhor amiga. Antes dos cancelamentos, lembrem que no Japão existe sim uma divisão demográfica que vai separar produtos para meninos e meninas. 

Posso dizer que Anne Shirley foi uma das minhas obras favoritas da temporada passada (e olha que é difícil eu gostar de coisas fora do Shounen ou Seinen). A história consegue criar conexões constantes pelo simples fato que os dramas vividos pelos personagens são problemas comuns para qualquer um: medo do futuro, desilusões amorosas e a perda de pessoas que amamos.

Anne Shirley precisa de mais reconhecimento. Ser lembrado de como uma obra deve sempre priorizar sua história e que a animação deve ser um complemento e não o primordial…. Beeem diferente de um certo anime de um casal de irmãos que caçam onis e que possuem uma história genérica, mas uma animação deslumbrante.

Estação Sakuga é uma coluna quinzenal onde você encontrará análises, curiosidades, novidades e tudo mais que torna o mundo da animação e das histórias japonesas tão fascinante!

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *