Próxima Parada: Estação Sakuga, o seu ponto de encontro com o universo de mangás e animes da Black! Sejam todos bem-vindos! Para minha primeira postagem, acho interessante não só me apresentar, mas também explicar o significado do nome “Estação Sakuga”.
Sou Vitória Möllerke jornalista e formada em Cinema & Audiovisual. Uma aficcionada por animes e mangás que vai aproveitar para transformar sua paixão em conteúdo! A Estação Sakuga então surge de uma parceria com a Black&CO para levar para vocês críticas, reviews, listas, dicas e principalmente minhas opiniões sobre esse universo do entretenimento nipônico.
Agora vamos ao que realmente importa: qual o significado por trás do nome Estação Sakuga? É impossível você que consome animes e mangás nunca ter visto alguma cena que se passe em um metrô. O transporte é extremamente comum para a sociedade japonesa, sendo o metrô de Tóquio a quarta maior malha de metrô do mundo! Na capital, são 7 milhões de usuários por dia que percorrem 13 linhas e 286 estações.
Na busca incansável pelo nome ideal, o maior critério era que ele transmitisse a ideia de um espaço físico. Um lugar onde pessoas consomem seus animes e mangás e que futuramente viessem a consumir a minha coluna. Foi aí que surgiu a ideia de Estação; quem nunca se sentou na estação ou no próprio metrô e viu seu anime favorito ou folhou as páginas de um mangá?
Estação Sakuga: Agora vamos falar do que todos nós otakus amamos: animações bonitas!
“Sakuga” é um termo japonês que significa “frame” ou “quadro” . Entretanto, para os otakus ocidentais o significado é um pouco mais profundo: se refere a momentos de animação de alta qualidade, onde a arte e o movimento se destacam de maneira impressionante. É quando os animadores colocam um esforço excepcional em suas cenas, criando sequências fluidas, detalhadas e visualmente deslumbrantes. Essas cenas de sakuga muitas vezes capturam momentos críticos de ação, emoção ou beleza, elevando a experiência do espectador e destacando a habilidade e criatividade dos artistas envolvidos.
O termo é mais designado para animações, mas em um contexto mais amplo ou informal, é possível usar “Sakuga” para se referir à qualidade artística, fluidez ou detalhamento das ilustrações em mangás. Embora o termo seja mais associado à animação, sua aplicação em mangás também pode ser entendida e aceita em certos círculos de fãs e na comunidade de entusiastas da cultura japonesa.
Será um enorme prazer embarcar nessa jornada com vocês! Espero que seja uma viagem prazerosa e que traga boas referências. Já vou deixar um spoilerzinho para vocês do assunto da próxima semana: EU SEREI O REI DOS PIRATAS!
Estação Sakuga será uma coluna semanal com textos todas as segundas!
Nenhuma matéria relacionada.