Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
China

Estação Sakuga: China tenta, mas ainda não sabe fazer anime!

Alguns dias atrás passei por uma reportagem que falava sobre como a indústria japonesa de animes estava com “medo” da entrada na China no mercado, mas eu particularmente acredito que esse receio infundado. O motivo? A China consegue criar histórias visualmente lindíssimas com animações deslumbrantes , mas falha em algo que na pra mim é essencial: storytelling.

Vou usar dois donghua, anime chinês, para explicar meu ponto de vista e ambos estão extremamente em alta: Lord of Mysteries e To Be a Hero X, infelizmente não consigo falar a sinopse de cada um, pois o problema começa já quando você não consegue nem explicar do que eles tratam! Essa coluna será dividida em dois pontos principais: a história e os personagens.

FUI JOGADA AQUI E NÃO FAÇO IDEIA DO QUE ESTEJA ACONTECENDO.

Não existe uma construção gradual de universo,  o telespectador só é jogado dentro da história sem nenhuma explicação prévia. Vamos comparar com uma obra japonesa como One Piece: a cada novo episódio novas informações são apresentadas ao público: primeiro conhecemos nosso protagonista, depois seus desejos e aos poucos vamos compreendendo o restante do universo. Em Lord of Mysteries e To Be a Hero X você se sente entrando em uma guerra, sem saber quem são os combatentes ou motivo da confusão só sabe que existe o caos. Não sou a favor de diálogos expositivos, mas acredito que seja obrigação de uma boa história dar todos os elementos para que quem esteja consumindo a obra consiga se sentir parte daquele universo. To Be a Hero X trata de super-heróis que ficam mais fortes a partir da confiança das pessoas, mas não existe nenhum tipo de explicação desses desses poderes ou da sociedade em que os personagens estão. Tudo isso é ainda pior em Lord of Mysteries, pois tudo na stotytelling é fragmentado, o sistema de poder não faz sentido e toda a lore é confusa com episódios de quase 40 minutos que focam mais na animação do que contar uma história. A sensação é que os roteiristas também não entendem o universo e só vão jogando novas informações que não se conectam em nada com o que já foi apresentado.

SE APAIXONAR POR PERSONAGEM? IMPOSSIVEL. POIS NÃO EXISTE CONSTRUÇÃO.

Acredito que esse tópico seja mais direcionado a Lord of Mysteries, pois a construção de personagens de To Be Hero X é ótima, já que cada grupo de episódios é focado em um personagem específico. Usando mais uma vez One Piece como exemplo, é impossível você não amar Monkey D. Luffy em cinco episódios, mas Lord of Mysteries está chegando em cinco e eu nem sei o nome dos personagens. Eles possuem poderes que aparentemente escolhem, mas ninguém sabe de onde vem isso. Não sou a pessoa mais isenta na hora de escolher lados, mas é inegável que o Japão sabe contar uma boa história. Seu worldbuilding e seus personagens são de uma qualidade tão única que o consumo de animes e mangás nunca foi tão alto quanto é hoje. Sim a China está conseguindo criar animações ABSOLUTE CINEMA, mas ainda tem muito o que aprender quando se trata de roteiro.

Estação Sakuga é uma coluna quinzenal onde você encontrará análises, curiosidades, novidades e tud

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *