Terror sempre foi um dos meus gêneros favoritos na vida seja em filmes, animes, livros ou mangás. Entretanto, atualmente é muito difícil entrar obras ocidentais que me causem algum impacto, mas tudo mudou quando comecei a consumir obras orientais. Vou explicar o motivo que esse tipo de obra é muito diferenciado do restante, usando o mangá Fobia, da nossa parceira JBC!
Mangá publicado na revista seinen Big Comic Superior, da editora Shogakukan, de dezembro de 2020 a maio de 2024, foi compilado em 3 volumes. Dois mestres do horror exploram histórias assustadoras com contos que retratam pessoas comuns que são atormentadas por alguma fobia. Altura, lugares apertados, cheiros, podem levar a sensações aterrorizantes quando levadas ao extremo.

Primeiramente, vamos começar em como o mangá é formatado, pois isso é um dos pontos mais interessantes: cada capítulo é focado em uma fobia diferente como claustrofobia (medo de lugares apertados) ou tripofobia (medo de fendas ou buracos). Todas as histórias são contos extremamente breves, mas causam um grande desconforto pela maneira como são construídos.
O interessante do terror oriental de forma geral está no quesito imprevisibilidade. Filmes americanos, sejam eles slasher ou com demônios, não estão conseguindo mais produzir histórias originais, já que são repletos clichês. O que não acontece em obras orientais, que conseguem criar desfechos únicos e totalmente fora da caixinha.
Fobia é exatamente isso. A cada nova página é uma nova surpresa, com histórias que conseguem transmitir uma sensação de pânico a cada virar de página. Você nunca sabe qual será o desfecho daquela história, não só pela imprevisibilidade, mas pelo fato da mirabolância dos desfechos. A verdade é que Fobia é o retrato CLÁSSICO das histórias de terror japonês.
Os fãs de Junji Ito vão enlouquecer, pois não só a narrativa é semelhante ao mestre do horror, mas traços remetem muito ao jogo de luz e sombra de Ito. A verdade é que Uzumaki poderia bem ser um dos capítulos de Fobia, já imaginou um medo de espirais? Vou listar e fazer um breve comentário sob cada um dos cinco capítulos, mas só vou falar o nescessário para evitar estragar a experiência de Fobia!
FRESTAS
Com toda certeza, o meu conto favorito! Como todos os contos do mangá, os personagens acabam tomando atitutes extremamanete radicais em detrimento da sua respectiva fobia. Um ponto importante a ser ressaltado que não só esse primeiro capítulo, mas toda a obra possui um grande teor sexual com cenas extremamente explícitas. A descontrução da nossa protagonista ao longo das poucas páginas é feita com maestria com a jovem saindo de alguém bondosa para uma maluca desenfreada!
CHEIROS
Uma jovem que morre de medo de feder! Mais uma vez a fobia é levada ao extremo com uma certão “purificação” em busca da imaculação perfeita. O interessante é que esse capítulo é o que mais comprova que a obra sempre possui um desfecho totalmente inesperado, mas uma coisa é certa: o final é sempre o mais bizarro possível!
ALTURA
Na humilde opinião desta coluista, o conto mais fraco da obra! Isso não quer dizer que ela seja ruim, muito pelo contrário é excelente! Entretanto, tanto a narrativa quanto o desenho não é tão bizarro e amedrontador quantos o restanto das histórias. Com o final sendo levemente sem graça e faltando a emoção dos outros.
AGRUPAMENTOS
Tudo que faltou em Altura temos em Agrupamentos! A história é bizarra do começo ao fim com o leitor nunca sabendo como será o final da história. Além disso, é o capítulo com uma pesada crítica social focada principalmente na maneira de como a constante busca em agradar outros indíviduos acabamos nos colocando em situações desagradáveis e nos tornando pessoas complemente diferentes do que realmente somos.]
LUGARES FECHADOS
Esse conto é para os fãs de Enterrado Vivo, com a referência me acompanhndo ao longo de toda o conto. Podemos dizer também que Lugares Fechados bebe em Old Boy, sendo a história perfeita para quem gosta de história de vinganças e planos bem elaborados.
Estação Sakuga é uma coluna quinzenal onde você encontrará análises, curiosidades, novidades e tudo mais que torna o mundo da animação e das histórias japonesas tão fascinante!