Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Estação Sakuga: One Piece não assusta mais por seu tamanho

Estação Sakuga: One Piece não assusta mais por seu tamanho?

É impossível não se assustar com a quantidade de capítulos e episódios que One Piece possui Até o presente momento em que esse artigo está sendo escrito são 1118 capítulos e 1109 episódios. Mesmo com a quantidade colossal de fãs (a obra de Eiichiro Oda já é o segundo “quadrinho” mais vendido do mundo perdendo apenas para Superman),  poderia haver muito mais se não fosse pelo seu tamanho e por um certo preconceito que existe por ser considerado “uma história sobre um pirata que estica”.

A verdade é que One Piece conquista por conseguir conversar de forma extremamente eficaz com o público infantil e adulto. Para os mais jovens a obra é uma grande aventura, ou seja, você se sente parte da Tripulação do Chapéu de Palha na sua constante busca pelo grande tesouro… E de quebra, ainda tem o prazer de ver lutas fantásticas contra os mais diversos vilões.

Caminhando junto com grandes lutas e transformações, o elemento que deixa One Piece diferente de tudo que temos hoje em termo de entretenimento é seu subtexto que acaba sendo por comprrendido por seu público mais velho. Racismo, escravidão, ditaduras e globalismo são alguns dos temas que passam durante a narrativa de Oda, mas ao serem mesclados com a premissa inicial de uma aventura, só tornam a história ainda mais única.

Podemos dizer que Luffy é o clássico herói criado por Joseph Campbell, em seu livro O Herói das Mil Faces, um modelo narrativo que é base de milhares de histórias desde O Rei Leão até Harry Potter. Segundo o próprio Campbell: “A aventura usual do herói começa com alguém de quem algo foi tirado, ou que sente que falta algo na experiência normal disponível ou permitida aos membros da sociedade. A pessoa, então, embarca em uma série de aventuras além do comum, seja para recuperar o que foi perdido ou para descobrir algum elixir que dá vida. Geralmente é um ciclo, uma vinda e uma volta.”

Você se lembra de alguém?

Depois de passar por grandes desafios, perigos e adversidades, o nosso herói chega ao seu destino. Simba vira Rei, Harry Potter derrota Lord Voldemort e Luffy? Ele deve encontrar o One Piece e virar o Rei dos Piratas.

É muito difícil consumir a obra de Eiichiro Oda e não ficar tocado, inspirado ou emocionado. Por baixo de camadas de superpoderes, lutas mirabolantes e muita cor existe uma história extremamente simples: um menino que busca realizar seus sonhos. Luffy inspira mesmo não sendo “real”. Ele é um herói que almejamos ser e possui valores que queremos ter. 

Estação Sakuga é uma coluna semanal onde você encontrará análises, curiosidades, novidades e tudo mais que torna o mundo da animação e das histórias japonesas tão fascinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr