Quem é fã de suspense envolvendo Serial Killers ou grandes conspirações, já sabe que a indústria americana está saturada. Os personagens são sempre os mesmos, narrativas extremamente clichês e plot-twists óbvios, entretanto no outro lado do mundo precisamente no Japão temos um autor que consegue escrever de forma única: Naoki Urasawa. A Estação Sakuga de hoje é dedicada a um dos meus autores favoritos e tentar convencer você querido leitor a começar a ler QUALQUER obra do mestre do suspense psicológico japonês.
Sempre fui uma apaixonada por personagens, sendo o fator principal para que eu consuma qualquer tipo de obra. Uma coisa que me incomoda nos personagens de hoje é que TODOS os vilões precisam passar por processo de redenção não podendo simplesmente serem maus por serem assim. Pegamos por exemplo o Shigaraki de Boku no Hero: o Midoriya passa o tempo todo tentando trazer o lado bom do personagem e autor quer clareamento que a gente sinta pena do vilão.
Para elucidar o lado de Urasawa vou usar Monster como referência. A história gira em torno da rivalidade de Tenma e Johann sendo o primeiro a representação da bondade pura e o segundo a pura maldade. Johann Liebert possui a clássica infância trágica, mas ao mesmo tempo sua maldade sempre esteve presente, já que ela faz parte da sua essência. O papel de Johann é ser o vilão da história e isso está claro desde o princípio, com Naoki Urasawa mostrando que existem pessoas que são simplesmente más.
O ambiente em que estamos inseridos é de extrema importância na construção do nosso caráter, mas ela não é 100% determinante e Naoki Uraswa mostra justamente isso, ao inserir a figura da irmã gêmea de Johann, a Nina. A história é construída com base nesses três pilares principais que possuem características únicas, mas que entram em um ciclo vicioso influenciando as escolhas de todos em volta.
Começar a ler Naoki Urasawa é algo perigoso, pois tudo que o mangaká escreve é denso e viciante. Sabe aquela série que sempre tem um episódio cliffhanger, um recurso narrativo que deixa o leitor ou espectador em suspense, com uma situação dramática pendente, antes do término de um episódio, capítulo, qualquer obra de Naoki é exatamente assim.
Esse recurso narrativo quando mal empregado, acaba frustrando quem está abrindo, pois pode abrir milhares de portas e nunca fechá-las. Entretanto, não é o que acontece com Naoki, já que é claro em todas as páginas que o autor tem controle total das suas histórias.
No Brasil, você encontra Billy Bat, Monster, 20th Century Boys e Pluto. Sendo a última uma série dentro do universo de Astro Boy do pai dos mangás, o Osamu Tezuka todos publicados pela editora Panini.
Estação Sakuga é uma coluna quinzenal onde você encontrará análises, curiosidades, novidades e tudo mais que torna o mundo da animação e das histórias japonesas tão fascinante!