Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

18° FOR RAINBOW começa na próxima sexta com show de Potygura Bardo e DJ Angel History

Compartilhar

Festival traz diversidade temática com curtas e longas de vários países com sessões gratuitas

O 18° FOR RAINBOW – FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO começa na próxima sexta-feira (21), às 19h com a Cerimonial de abertura do Festival – Exibição vídeo For Rainbow e Homenagem a Paulo Diógenes, seguido dos shows de Potiguara Bardo E DJ Angel History. O festival vai até o dia 28, quando acontece a cerimônia da premiação.

A exibição dos filmes começa no sábado (22), com a Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas Metragens, na sala 2 do cinema Dragão do Mar. O longa que abre o festival, às 19h, é Tudo O Que Você Podia Ser, de Ricardo Alves Jr, que acompanha o último dia de Aisha Bruno em Belo Horizonte, que será aproveitado ao lado de suas amigas. O longa ganhou o Prêmio Especial do Júri, na mostra Felix, no Festival do Rio, o prêmio de melhor filme para o público no Festival MIXBRASIL de 2023. Passado e presente iluminam a trajetória da luta mundial pelos direitos e igualdade de gênero nos filmes internacionais selecionados pelo 18° FOR RAINBOW – FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO .

O francês Orlando, Minha Biografia Política, do cineasta e ativista trans Paul B. Preciado, combina documentário e ficção para contar histórias de pessoas que passaram pelo processo de transição. Vencedor do Teddy Award e do Prêmio Especial do Júri da mostra Encounters no Festival de Berlim 2023, o longa será exibido no domingo (23), na sessão das 19h.

Na segunda-feira (24), será exibido CAPIM-NAVALHA, dirigido por Michel Queiroz, somos levados à Chapada dos Veadeiros, onde Gustavo e Gaé, homens trans, compartilham suas histórias de vida e resistência.

O italiano Eu Não Sou Ninguém, da estreante em longas Geraldine Ottier, terá sessão na terça (25), às 19h, parte da história real da ativista Maria Silvia Spolato, que lésbica e feminista foi fundadora de e editora de revistas, além de militante pelos direitos homossexuais. O filme, protagonizado por Érica Zambello, revisita a vida de paixão e luta, desde o fervor revolucionário dos anos 1970 em Roma até as consequências devastadoras de sua luta por amor e igualdade.

Na quarta (26), também, às 19h, será exibido o argentino Fumaça Subaquática, de Fabio Junco e Julio Midú, que acompanha a amizade entre Julián e Patricio durante um momento-chave da história argentina, o retorno da democracia. O reencontro fará com que eles percebam que o afeto se tornou um sentimento indomável.

The Ball, de Malgorzata Saniewska, terá sessão na quinta (27), às 19h, encerrando a mostra competitiva. O documentário resgata a história de uma comunidade LGBTQ encontra sua família na passarela de “Vogue”, há 50 anos, muito antes de Madonna criar o seu “vogue”.

Reconhecido internacionalmente como um Festival de referência relacionado à temática LGBTI+, o FOR RAINBOW – FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO é um dos mais importantes espaços de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil. Em 17 edições, o For Rainbow tem atraído um público predominantemente jovem e com vivo interesse, não só nas exibições de filmes, como também em todas as atrações que o Festival promove buscando valorizar o aporte cultural LGBTI+ e dar visibilidade às questões relacionadas a estas populações.

Nos últimos 3 anos o festival recebeu inscrições de 5 mil filmes de mais de 100 países, configurando-se como uma importante janela de visibilidade do cinema LGBTI+ em nível mundial. A programação é inteiramente gratuita e, além do audiovisual traz apresentações de teatro, dança música, literatura, exposição de artes visuais, feira de artesanato, oficinas, debates e ações de acessibilidade.

Para a programação completa, acesse https://forrainbow.com.br/programacao-2/

SERVIÇO:

Data: 21 até 28 de junho
Local: Todas as atrações serão no Dragão do Mar, com exceção da abertura, no Complexo Cultural Estação das Artes.
Endereço Dragão do Mar: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza
Endereço: Complexo Cultural Estação das Artes: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro
Todas as atrações são grátis. Ingressos disponíveis nas bilheterias do Cinema do Dragão, uma hora antes da exibição dos filmes.
Mais informações: https://forrainbow.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: ⁠ https://beacons.ai/blackentbr

Ou pelos links: Instagram, Tiktok, Twitter, YouTube, Spotify e no Threads.

#1

#1

True, a.k.a #1, me divirto criando sistemas e histórias, escrever me acalma, xadrez é um hobby, curiosa, ansiosa, teimosa, independente, o sarcasmo e a ironia vem de bônus. Amo café, séries e a playlist vai do rock a eletrônica na mesma velocidade que muda dos anos 70 aos anos 2000!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *