Ainda Estou Aqui não acabou sua maratona de premiações ao redor do mundo. No próximo 27 de abril a produção de Walter Salles concorre na 12ª edição do Premios Platino del Cine Iberoamericano, diretamente do Palácio Municipal de Congressos de Madrid (IFEMA), na Espanha. O evento celebra as produções audiovisuais de 23 países de língua espanhola, além do Brasil e Portugal.
Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva. Casada com o deputado Rubens Paiva e mãe de cinco filhos, Eunice enfrentou uma reviravolta em sua vida após a prisão e o desaparecimento do marido, em janeiro de 1971, durante a ditadura militar. A partir desse momento, ela decidiu se reinventar: voltou a estudar, formou-se em Direito e passou a atuar como advogada e defensora dos direitos indígenas. Enquanto isso, travava uma incansável batalha não apenas por Justiça, mas também por respostas sobre o paradeiro de Rubens.

O vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional disputa em três categorias: Melhor Filme Ibero-americano, Melhor Direção e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Porém o longa não é o único representante brasileiro na disputa. O Brasil se destaca também nas categorias voltadas a séries e minisséries.
Além de Ainda Estou Aqui, séries também representam o Brasil
A produção Senna, da Netflix, dirigida por Vicente Amorim e Julia Rezende, disputa quatro troféus: Melhor Série ou Minissérie Ibero-americana, Melhor Ator para Gabriel Leone, Melhor Ator Coadjuvante com Hugo Bonemer e Melhor Criador de Série.
Enquanto isso, Cidade de Deus: A Luta Não Para, sob a direção de Aly Muritiba, revisita o universo do icônico filme brasileiro com uma abordagem atual e potente. A série recebeu indicações nas categorias de Melhor Minissérie, Melhor Ator para Alexandre Rodrigues e Melhor Atriz para Andréia Horta.
As animações brasileiras também estão representadas na premiação. Arca de Noé, dirigida por Alois Di Leo e Sergio Machado, e Dalia e o Livro Vermelho — uma coprodução da Cinefilm com estúdios da Argentina, Colômbia, Equador, Espanha e Peru — disputam o prêmio de Melhor Filme de Animação.
Onde Assistir a Cerimônia
O Canal Brasil irá exibir ao vivo, no dia 27 de abril, a partir das 15h45. Conforme publicou o JWave, a cerimônia será conduzida por Simone Zuccolotto, com tradução simultânea de Clarisse Campelo e comentários de Luiz Zanin. Diretamente do tapete vermelho em Madri, a repórter Maria Clara Senra trará entrevistas exclusivas e informações em tempo real. Essa cobertura especial celebra o destaque excepcional que o audiovisual brasileiro vem conquistando no panorama ibero-americano.