PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO, REALIZADO NO DIA 8 DE FEVEREIRO, ATRAIU DIFERENTES GERAÇÕES DE FÃS DOS DESENHOS JAPONESES. ANIMES COMO POKÉMON, DIGIMON E NARUTO ESTIVERAM NO REPERTÓRIO
No último domingo, o Teatro Municipal de Santo André, localizado na região metropolitana de São Paulo, serviu de palco para a primeira edição do evento Animes in Concert. O evento foi realizado pelos mesmos organizadores do UP!ABC – uma feira geek que ocorre há 21 anos e já é uma das mais importantes do país –, e contou com duas sessões, às 18h e às 20h, de aproximadamente duas horas cada.
Conforme a própria página do evento, o Animes in Concert é um “Concerto instrumental dedicado à interpretação de temas icônicos de animes produzidos ao longo dos últimos 40 anos, reunindo trilhas sonoras que marcaram gerações.”. De fato, diferentes épocas foram contempladas no concerto: o repertório foi de Sailor Moon a DAN DA DAN, passando, por exemplo, por Pokémon, Digimon e Chainsaw Man. Isso gerou uma mistura entre o tradicional e o moderno, com faixas ora emocionantes, ora energéticas.

Transformar aberturas, encerramentos e outros temas importantes de animes famosos em um concerto pode ser uma ideia ousada, mas os músicos Rafael Waisman (piano), Paulo Henrique Matos (baixo), Caio Gaona (bateria), Cleyton Freire (flauta), Tiago Lima (saxofone), Jonathas Alves (trompete), Diego Pereira (violoncelo), Wood (guitarra), Danilo da Mata e Roberton Rodrigues (violinos) tiraram o desafio de letra. A união entre os músicos no palco era perceptível, e a paixão pelo projeto reverberou na apresentação, fazendo-a fluir bem do início ao fim.
Mas é claro que o público teve uma parcela muito importante na realização do espetáculo. Isso porque, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, todos pareciam conectados a apresentação graças à paixão pelos desenhos japoneses, essa muita vezes passada de pais para filhos ou compartilhada entre amigos. O resultado foi de um envolvimento coletivo, com direito a palmas, risadas e aplausos acalorados ao fim de cada canção.

Inclusive, um dos pontos altos da noite foi a interpretação de “Merry-Go-Round of Life” (O Carrossel da Vida), tema do filme O Castelo Animado, do Studio Ghibli. Composta por Joe Hisaishi, a faixa é reconhecida por ser emocionalmente marcante, e a interpretação feita apenas entre piano e violinos foi capaz de arrancar suspiros e boas reações da plateia logo quando anunciada. Além disso, os temas de Pokémon, Digimon, Dragon Ball, Naruto e One Piece foram muito bem recebidos, sempre ovacionados por serem considerados clássicos entre os fãs.
Entrevista com Caio Gaona

A Black entrevistou o baterista Caio Gaona, um dos responsáveis pelo show, para entender e transmitir melhor qual é a sensação de estar do outro lado do palco, fazendo o encontro acontecer. Confira!
Black: Como foi para você subir ao palco no Animes in Concert e misturar bateria e orquestra com temas de animes?
Caio: Foi um sonho realizado! Desde que comecei o projeto Geek Batera, lá em 2014, eu tinha esse sonho de fazer um concerto com orquestra, então quando fui convidado pelo Attila (Attila Freni, dono do UP!ABC) não tinha como não aceitar.
Black: Teve alguma música do repertório que deu um “frio na barriga” antes de tocar? Qual foi a mais desafiadora?
Caio: Olha, mudamos bastante o arranjo das músicas, então todas de certa forma deram um frio na barriga, até porque tivemos apenas 1 semana de ensaio constante.

Black: Como foi a interação entre a bateria e os outros músicos durante a apresentação?
Caio: Foi incrível! Parece que a gente se completava a cada ensaio, cada preparação e no próprio show.
Black: Rola uma energia diferente quando o público reconhece os temas logo nos primeiros segundos, né? Como foi sentir a reação da plateia durante o concerto?
Caio: Foi surreal, confesso que cheguei a chorar algumas vezes durante a apresentação porque a conexão com o público foi real e verdadeira.
Black: Se você pudesse escolher mais um tema de anime para entrar no próximo concerto, qual seria e por quê?
Caio: Com certeza “You Say Run” de Boku No Hero Academia: uma música muito emocional que significa muito para mim. “Unravel” ficaria linda em versão orquestral também.

Ficou interessado no evento e não quer perder os próximos? Então acompanhe o UP!ABC no Instagram, e o site e as redes sociais da Black&CO!
Setlist e informações técnicas sobre o evento Animes in Concert
Animes in Concert
Dia: 8 de fevereiro de 2026
Horários: 1ª Sessão: 18:00; 2ª Sessão: 20:00
Músicos:
- Piano: Rafael Waisman
- Baixo: Paulo Henrique Matos
- Bateria: Caio Gaona
- Violinos: Danilo da Mata e Roberton Rodrigues
- Fauta transversal: Cleyton Freire
- Saxofone: Tiago Lima
- Trompete: Jonathas Alves
- Violoncelo: Diego Pereira
- Guitarra: Wood

Setlist:
- We Gotta Power – Hironobu Kageyama (Dragon Ball Z)
- Digimon (tema de abertura) versão brasileira (Digimon Adventure)
- Butter-Fly – Kōji Wada (Digimon Adventure)
- A Cruel Angel’s Thesis (Zankoku na Tenshi no Thesis) – Yoko Takahashi (Neon Genesis Evangelion)
- Moonlight Densetsu – DALI (Sailor Moon)
- Melissa – Porno Graffitti (Fullmetal Alchemist)
- Naruto Main Theme – Toshio Masuda (Naruto)
- Sorriso Resplandescente (Dan Dan Kokoro Hikareteku) – Field of View (Dragon Ball GT)
- Merry-Go-Round of Life – Joe Hisaishi (O Castelo Animado – Studio Ghibli)
- Kaikai Kitan – Eve (Jujutsu Kaisen)
- Kick Back – Kenshi Yonezu (Chainsaw Man)
- Gurenge – LiSA (Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba)
- Guren no Yumiya – Linked Horizon (Attack on Titan)
- Otonoke – Creepy Nuts (DAN DA DAN)
- JoJo’s Bizarre Adventure song
*Apresentação da banda*
- We Are! – Hiroshi Kitadani (One Piece)
- Tema de Pokémon (Gotta Catch ’Em All) – Jason Paige (Pokémon)
- Pegasus Fantasy – MAKE-UP (Saint Seiya)
- Cha-La Head-Cha-La – Hironobu Kageyama (Dragon Ball Z)
- We Are! – Hiroshi Kitadani (One Piece) (reprise)
Leia Também:
- GGXP e Nerd Sem Filtro levam a cultura geek às férias com programação gratuita em Montes Claros
- A História do Som, filme com Josh O’Connor e Paul Mescal, estreia em fevereiro
- A Corrida dos 100 metros aborda temas mais profundos que os 10 segundos da prova
- Blackween: O Corvo, um dos filmes mais icônicos do cinema gótico