Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CAIXA Cultural Curitiba promove “Semana da Mulher” com oficinas e atividades gratuitas com artistas, escritoras e fomentadoras da cena cultural

CAIXA Cultural Curitiba promove, de 6 a 10 de março, oficinas e encontros gratuitos com artistas femininas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A abertura da Semana da Mulher contará com a presença da curadora da Pinacoteca de São Paulo, Lorraine Mendes, e da artista visual Miriane Figueira, na quarta-feira (6), das 19h às 21h, na conversa “Mulheres Negras na Arte: Uma Curadoria Possível”. Juntas, falarão sobre o papel de novas curadorias atentas às questões de gênero e raça na inclusão de novas artistas no mercado das artes visuais.

Lorraine, que é doutoranda em História e Crítica da Arte, foca a sua pesquisa no entendimento das representações do negro e da negritude na história da arte branco-brasileira. Já Miriane, que também é fotógrafa, editora e pesquisadora em memória e negritude, sendo idealizadora e gestora do projeto “Desapropriam-me de mim”, ganhador do Prêmio Funarte para Artistas e Produtores Negros (2014), anualmente circula pelas 10 regionais da Fundação Cultural de Curitiba com o projeto “Futuro Subjuntivo”. 

Na quinta-feira (7), das 18h30 às 20h30, a CAIXA Cultural Curitiba promove a “Oficina Fazeduras Têxteis”, com a artista visual Eliana Brasil, membro do “Coletivo Ero Ere”, que expressa sua poética por meio de instalações têxteis, performances e intervenções urbanas. A proposta da atividade é que cada participante discorra sobre as memórias e sensações despertadas pelo crochê. Durante a dinâmica, o estímulo para a prática visa materializar a experiência de tecer e perceber como esse objeto construído de maneira coletiva pode ocupar um espaço de arte. Eliana Brasil apresenta, por meio de sua arte, questões sobre memória, cosmovisão, ancestralidade e pertencimento, assim como a identidade e autoestima da mulher preta. 

Divulgação

Na sexta-feira (8), das 18h30 às 20h30, ocorre o bate-papo “Um Grande Dia Para As Escritoras”, com Giovanna Madalosso, que contará um pouco sobre a experiência de levar mais de 200 mulheres para espaços públicos com seus livros na mão, assim como suas colunas na Folha de São Paulo, que viralizam por expor a relação difícil das mulheres com seus corpos. Giovanna Madalosso, além de ser autora das premiadas obras literárias “A Teta Racional” e “Tudo Pode Ser Roubado”, também é uma das mentes por trás do movimento “Um Grande Dia Para As Escritoras”, que celebra e registra a presença de escritoras em diversas partes do Brasil e do Mundo. 

No sábado (9), das 10h30 às 12h30, ocorre a oficina “Percurso Fotográfico com Brenda Pontes”, cuja proposta é a de reunir discussões sobre arquitetura e cidade, com atividades que serão desenvolvidas entre a CAIXA Cultural Curitiba e o Passeio Público. A dinâmica do processo não diz respeito apenas ao ato de fotografar com qualidade, mas também o de como perceber o ambiente com presença e transferir isso para a fotografia. Não há necessidade de ter conhecimento técnico ou possuir equipamentos profissionais, uma vez que as atividades serão realizadas com o celular. Brenda é arquiteta, urbanista e fotógrafa de arquitetura, home design e arte, e tem a paixão de explorar a percepção do espaço de forma individual e sensível pelas suas lentes. 

Encerrando a Semana da Mulher, a CAIXA Cultural Curitiba promove, no sábado (9) e domingo (10),das 14h às 18h, a “Oficina de Cianotipia” com Pretícia Jerônimo, das 14h às 18h. A artista curitibana é especializada em Ferrotipia e Ambrotipia pela Penumbra Foundation, em Nova Iorque, e dedica sua pesquisa a estudos, desenvolvimentos e práticas de processos fotográficos históricos alternativos e analógicos. 

A oficina busca pensar em um processo histórico, alternativo e que permita trazer novas possibilidades de pensamentos, de fazer artístico e de olhar para a fotografia, como a Cianotipia. A metodologia utilizada é a fotografia lenta (Slow Photography), como processo de construção e pensamento imagético, que vê a imagem como um processo lento e que pode ser compreendida e acompanhada no seu fazer, propondo outras formas de absorver o mundo visível. 

Todas as oficinas têm inscrições gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial da Caixa Cultural Curitiba. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa da Semana da Mulher na CAIXA Cultural Curitiba:

Dia 06/03 – “Mulheres Negras na Arte: Uma Curadoria Possível”, mesa de abertura da Semana da Mulher na CAIXA Cultural Curitiba com a curadora da Pinacoteca de SP Lorraine Mendes e a artista visual Miriane Figueira.

Horário: 19h às 21h Duração: 150 min. Público: Livre | 125 vagas


Dia 07/03 – Oficina Fazeduras Têxteis com Eliana Brasil

Horário: 18h30 às 20h30 Duração: 120 min. Público: A partir de 16 anos | 20 vagas

Dia 08/03 – Sessão de bate-papo “Um Grande Dia Para as Escritoras” com Giovana Madalosso

Horário: 18h30 às 20h30 Duração: 120 min. Público: Livre |40 vagas

Dia 09/03 – Percurso Fotográfico com Brenda Pontes

Horário: 10h às 12h Duração: 120 min. Público: A partir de 16 anos | 25 vagas

Dia 09/03 e 10/03 – Oficina de Cianotipia com Pretícia Jerônimo

Horário: 14h às 18h Duração: 480 min. Público: A partir de 16 anos | 20 vagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr