Clair Obscur está no auge de sua popularidade, levando troféus importantes no The Game Awards 2025 (totalizando 13 prêmios) e conquistando o público com sua proposta artística e narrativa. No entanto, a trajetória premiada do título da Sandfall Interactive sofreu um revés inesperado na premiação do Indie Game Awards, onde o jogo foi desclassificado por utilização de IA generativa em partes de sua produção.
Após ter conquistados os prêmios de Jogo do Ano e Melhor Lançamento no The Indie Game Awards na quinta-feira (18/12), o jogo Clair Obscur: Expedition 33 foi desclassificado da premiação por uso de inteligência artificial.
Em um anúncio realizado na tarde do sábado após a premiação (20/12), os criadores da premiação esclareceram que a desqualificação do jogo vem após a descoberta do uso de IA, que veio após a votação, quando a cerimônia já tinha sido gravada.

“O The Indie Game Awards mantém uma posição contra o uso de IA generativa durante o processo de indicação e ao longo da própria cerimônia. Quando foi enviado para indicação, representantes da desenvolvedora Sandfall Interactive concordaram que não houve uso de IA generativa no desenvolvimento de Clair Obscur: Expedition 33”, diz o comunicado, que finaliza dizendo que: “À luz da Sandfall Interactive ter confirmado o uso de IA generativa no dia da cerimônia do Indie Game Awards 2025, isso desqualifica Clair Obscur: Expedition 33 de suas indicações.”
A desqualificação do jogo automaticamente concede os prêmios para os segundos colocados das respectivas categorias. Melhor lançamento agora vai para Sorry We’re Closed e jogo do ano é concedido para Blue Prince.
O evento Indie Game Awards é organizado por uma equipe pequena mas dedicada a celebrar jogos independentes de maneira justa e transparente. Em comunicado, a equipe explicou que, embora reconheçam a qualidade do jogo da Sandfall, a presença de ativos gerados por IA caminha em direção contrária aos valores centrais da premiação.