Para celebrar os 25 anos de mangás no Brasil, a Editora JBC, selo de mangás da Companhia das Letras, e o Sesc São Paulo vão realizar a Mangá Festa, que vai proporcionar ao público uma jornada por essas duas décadas e meia de paixão, inovação e resistência. Marcado para os dias 4 e 5 de outubro, no Sesc 14 Bis, em São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo), o evento conta com uma programação pensada tanto para fãs de longa data, como para quem ainda não conhece esse universo e tem curiosidade. O evento também abre espaço para encontros de leitores e cosplayers, com atividades diversas valendo prêmios e brindes.
Nas mesas de conversa, que reúnem editores, influenciadores, jornalistas e artistas brasileiros do mangá e dos quadrinhos, será possível percorrer uma jornada pelas diversas fases do mercado de mangás no Brasil. Além disso, haverá homenagens a editoras, artistas, tradutores e fãs, bem como reflexões sobre os desafios e o futuro dos mangás no Brasil.

Sobre o evento Mangá Festa
O Palco Mangá!, no térreo, é o ponto de partida para quem quer entender o que faz do mangá um fenômeno cultural mundial. Lá, serão realizados painéis temáticos com especialistas, editores e convidados especiais que vão apresentar os principais conceitos, gêneros e movimentos do mangá, além de suas relações com a cultura pop japonesa e ocidental.
No segundo andar, a Arena Made in Japan, conta com três espaços com programações imperdíveis: o Espaço Henshin será uma área de convivência e descanso. Na Sala Mangaká, serão realizadas quatro oficinas práticas, com artistas que ajudam a construir o cenário nacional dos quadrinhos – com vagas limitadas e senhas distribuídas 30 minutos antes de cada oficina. O Palco Akibas será o local ideal os fãs se aprofundarem em discussões mais específicas, como panorama sobre o gênero Boys Love (BL), os desafios e as conquistas da cena independente e a representação dos samurais em histórias da cultura japonesa.
Além disso, no Teatro Raul Cortez, será palco de bate-papos sobre duas obras fundamentais. No sábado, às 10h30, a conversa será sobre Akira (de Katsuhiro Otomo), obra que redefiniu os rumos da ficção científica, da estética cyberpunk e do audiovisual global. No domingo, no mesmo horário, o bate-papo vai conectar cultura pop, ficção científica e reflexão sobre o futuro, a partir do mangá Memo Reboot (de Phellip Willian, autor indicado ao Prêmio Eisner e Eduardo Ribas). Para os talk shows no Teatro Raul Cortez, haverá distribuição de ingressos gratuitos com retirada no site do Sesc ou presencialmente 30 minutos antes da sessão e entrega de mangás de presente.
Reforçando: o evento será gratuito, mas os ingressos de cada atividade podem ser retirados pelo app Credencial Sesc ou 30 minutos antes do início de cada atividade. Lembrando que para cada atividade haverá distribuição de brindes especiais, também sujeitos à disponibilidade em estoque. A programação completa pode ser acessada aqui.