Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

World Creative Day: Tudo que rolou no dia de abertura

Nesta sexta-feira(19), aconteceu a abertura do World Creative Day, na UniLaSalle, em Niterói. O evento foi das 17h às 21h e contou com várias atividades, como a feira de artesanato e palestras com 35 convidados. A temática da conferência deste ano foi “Inteligências Plurais”. O World Creative Day irá acontecer nos dias 19, 20 e 21 de abril e contará com cerca de 98 atividades gratuitas ao total.

Veja também: World Creativity Day – Como você também pode fazer parte

O World Creative Day é o maior evento de criatividade do planeta. A conferência irá acontecer simultaneamente com outras 55 cidades brasileiras e 10 subprefeituras de São Paulo e Portugal. No município de Niteroi, são 34 inspiradores responsáveis pela conferência e 26 expositores de artesanato.

Foi realizado no auditório, às 17h, a cerimônia de abertura do evento. Foram apresentados vídeos sobre a diversidade da criatividade e ainda foi feita uma homenagem ao Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, que morreu no início de abril. A líder do World Creative Day, Artemis Romano, também dissertou sobre a trajetória do evento, existente desde 2018 e o impacto que estão causando.

“Esta edição tem como tema Inteligências Plurais para valorizar tantas formas de inteligência como a lógico-matemática, a verbal, a cinestésica, a musical, entre outras, junto com saberes ancestrais, inteligência artificial e muito mais.” comentou Artemis Romano.

Artemis Romano discursando na cerimônia de abertura do World Creative Day.

No mesmo horário, também foi dado início à Feira de Artesanato, que contou com vendas de roupas, itens artesanais e bijuterias. Além disso, os alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro(IFRJ), realizaram uma exposição dos seus projetos de robótica e realidade virtual. Uma das expositoras do evento, Liliane Mesquita, é uma escritora de literatura infantil. Ao todo, soma 6 livros escritos e em breve irá lançar mais um. Ela também palestrou no evento, no painel “Atividade infantil sobre bullying”, e comentou ter sido a primeira vez que participou da feira, mas que planeja participar de futuras edições do festival, porque achou o ambiente muito agradável e acolhedor. 

Liliane Mesquita como expositora na Feira de Artesanato.

Além das atividades principais, o evento também contou com várias outras atividades, como a oficina de criatividade e pintura em algodão cru e peças em madeiras. A conferência também contou com a exposição de obras de diversos artistas e ofereceu uma gastronomia de grande variedade. A Tamires Romano, inspiradora do World Creative Day e responsável pela oficina de criatividade, já trabalhou com diversos tipos de artes, como bordado e cartonagem, e comentou o objetivo e a importância desta atividade:

“Poder ter tido em mãos diversos materiais me tornou uma pessoa criativa, porque eu pude explorar a arte de diversas formas. Por isso quis fazer esta oficina. Queria oferecer materiais que as pessoas não têm tanto acesso e contato no dia a dia para que elas tivessem várias ideias. Quando alguém tem à disposição um material diferente, ela pode ter inúmeros pensamentos criativos.” 

Às 17h50,  foi dado início às apresentações. Foram 11 paineis ao todo, com 35 palestrantes e diversos temas, que iam desde o empreendedorismo financeiro até a cultura geek. O quadrinista de super herois brasileiro e colaborador do Nit Expo Gekk, Ellyan relatou como é necessário o maior incentivo à criatividade para os artistas brasileiros:

É sempre importante ter esse olhar para os produtores de conteúdo não só de fora do país, mas principalmente para os locais. Eventos como esse são extremamente importantes para a divulgação dos artistas brasileiros, da cultura local. É fundamental frisar que também temos muitos atores, atrizes, quadrinistas, pintores, de muita qualidade.” contou Ellyan.

Ellyan na palestra falando sobre o seu primeiro herói brasileiro: Capitão R.E.D.

Também foi exibido para os participantes no mesmo horário, o documentário Prêmio Brasil Criativo.  Apresentada pelo Ministério da Cultura e com patrocínio do Sebrae, a produção conta a história de 15 empreendedores e negócios vencedores da 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo. O documentário foi produzido pela Originals Media House, com a produção executiva de Lucas Foster, diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade e direção de Kaio Garcia. 

O acesso ao festival é gratuito. Os ingressos estão disponíveis no site da World Creative Day.

Veja também:

LOUD – Dinastia verde? Será que virá o tetracampeonato?

A Paixão Segundo G.H. – O dia a dia das filmagens por Melina Dalboni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr