Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

World Creative Day: Tudo que rolou no dia de abertura

Nesta sexta-feira(19), aconteceu a abertura do World Creative Day, na UniLaSalle, em Niterói. O evento foi das 17h às 21h e contou com várias atividades, como a feira de artesanato e palestras com 35 convidados. A temática da conferência deste ano foi “Inteligências Plurais”. O World Creative Day irá acontecer nos dias 19, 20 e 21 de abril e contará com cerca de 98 atividades gratuitas ao total.

Veja também: World Creativity Day – Como você também pode fazer parte

O World Creative Day é o maior evento de criatividade do planeta. A conferência irá acontecer simultaneamente com outras 55 cidades brasileiras e 10 subprefeituras de São Paulo e Portugal. No município de Niteroi, são 34 inspiradores responsáveis pela conferência e 26 expositores de artesanato.

Foi realizado no auditório, às 17h, a cerimônia de abertura do evento. Foram apresentados vídeos sobre a diversidade da criatividade e ainda foi feita uma homenagem ao Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, que morreu no início de abril. A líder do World Creative Day, Artemis Romano, também dissertou sobre a trajetória do evento, existente desde 2018 e o impacto que estão causando.

“Esta edição tem como tema Inteligências Plurais para valorizar tantas formas de inteligência como a lógico-matemática, a verbal, a cinestésica, a musical, entre outras, junto com saberes ancestrais, inteligência artificial e muito mais.” comentou Artemis Romano.

Artemis Romano discursando na cerimônia de abertura do World Creative Day.

No mesmo horário, também foi dado início à Feira de Artesanato, que contou com vendas de roupas, itens artesanais e bijuterias. Além disso, os alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro(IFRJ), realizaram uma exposição dos seus projetos de robótica e realidade virtual. Uma das expositoras do evento, Liliane Mesquita, é uma escritora de literatura infantil. Ao todo, soma 6 livros escritos e em breve irá lançar mais um. Ela também palestrou no evento, no painel “Atividade infantil sobre bullying”, e comentou ter sido a primeira vez que participou da feira, mas que planeja participar de futuras edições do festival, porque achou o ambiente muito agradável e acolhedor. 

Liliane Mesquita como expositora na Feira de Artesanato.

Além das atividades principais, o evento também contou com várias outras atividades, como a oficina de criatividade e pintura em algodão cru e peças em madeiras. A conferência também contou com a exposição de obras de diversos artistas e ofereceu uma gastronomia de grande variedade. A Tamires Romano, inspiradora do World Creative Day e responsável pela oficina de criatividade, já trabalhou com diversos tipos de artes, como bordado e cartonagem, e comentou o objetivo e a importância desta atividade:

“Poder ter tido em mãos diversos materiais me tornou uma pessoa criativa, porque eu pude explorar a arte de diversas formas. Por isso quis fazer esta oficina. Queria oferecer materiais que as pessoas não têm tanto acesso e contato no dia a dia para que elas tivessem várias ideias. Quando alguém tem à disposição um material diferente, ela pode ter inúmeros pensamentos criativos.” 

Às 17h50,  foi dado início às apresentações. Foram 11 paineis ao todo, com 35 palestrantes e diversos temas, que iam desde o empreendedorismo financeiro até a cultura geek. O quadrinista de super herois brasileiro e colaborador do Nit Expo Gekk, Ellyan relatou como é necessário o maior incentivo à criatividade para os artistas brasileiros:

É sempre importante ter esse olhar para os produtores de conteúdo não só de fora do país, mas principalmente para os locais. Eventos como esse são extremamente importantes para a divulgação dos artistas brasileiros, da cultura local. É fundamental frisar que também temos muitos atores, atrizes, quadrinistas, pintores, de muita qualidade.” contou Ellyan.

Ellyan na palestra falando sobre o seu primeiro herói brasileiro: Capitão R.E.D.

Também foi exibido para os participantes no mesmo horário, o documentário Prêmio Brasil Criativo.  Apresentada pelo Ministério da Cultura e com patrocínio do Sebrae, a produção conta a história de 15 empreendedores e negócios vencedores da 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo. O documentário foi produzido pela Originals Media House, com a produção executiva de Lucas Foster, diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade e direção de Kaio Garcia. 

O acesso ao festival é gratuito. Os ingressos estão disponíveis no site da World Creative Day.

Veja também:

LOUD – Dinastia verde? Será que virá o tetracampeonato?

A Paixão Segundo G.H. – O dia a dia das filmagens por Melina Dalboni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr