Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ópera da Serra da Capivara apresenta sua programação da edição 2025

De 17 a 27 de julho, ocorre a sexta edição de um dos festivais mais imponentes e artísticos do Brasil, a Ópera da Serra da Capivara, um evento que combina música, teatro, circo, dança, artes visuais e a própria natureza, no imponente Sertão do Piauí, em São Raimundo Nonato e no Parque Nacional da Serra da Capivara, que é uma Unidade de Conservação Federal. 

Ocupando uma das mais icônicas unidades de conservação brasileira e de proteção integral do meio ambiente e com a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, o evento conta com uma programação ampla e plural, que integra uma experiência artística que valoriza a cultura local, a natureza e grandes talentos artísticos nacionais. 

Para este ano, o festival terá como ato teatral principal “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma reimaginação do clássico “O Fantasma da Ópera”, romance gótico de ficção de Gaston Leroux e publicado pela primeira vez em 1910, que ganhou adaptações nos cinemas e nos palcos pelo mundo. Ambientado nas majestosas cavernas e boqueirões da Serra da Capivara, no Nordeste do Brasil, e com concepção do diretor de arte Felipe Guerra, o clássico celebra a beleza e a história da região, incorporando elementos das tradições locais e da natureza, com elementos de dança, música tradicional e acrobacias, em uma experiência teatro que conecta o passado e o presente. 

Diferente dos outros anos, em que o ato teatral ocorria no anfiteatro da Pedra Furada, “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara” será apresentado no “Anfiteatro Ancestral”, em frente à cortina de pedra, uma mudança necessária devido ao crescimento do festival, oferecendo uma experiência ainda mais rica para o público, sem comprometer a integridade dos sítios arqueológicos e o meio ambiente. A mudança para o Anfiteatro Ancestral ainda amplia as possibilidades de produção, criando um ambiente que continua a celebrar a conexão entre a arte, a história e a natureza, seguindo com o seu compromisso com a cultura e a preservação do patrimônio da humanidade. 

“Além de oferecer uma experiência ainda mais rica para o público, sem comprometer a integridade dos sítios arqueológicos, a mudança de local ainda representa uma oportunidade de revitalizar a experiência cultural oferecida pelo festival, ampliando as possibilidades de produção e criando um ambiente que continua a celebrar a conexão entre a arte, a história e a natureza, que é a marca registrada da Ópera da Serra da Capivara”, explica Sádia Castro, Diretora Geral e Idealizadora da Ópera da Serra da Capivara

Os ingressos para a sexta edição da Ópera da Serra da Capivara estão disponíveis pelo site oficial www.operadaserradacapivara.com.br com valores a partir de R$215 (meia-entrada solidária mediante entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento) + taxa adm. 

Ópera na Cidade

Além da programação da Ópera da Serra da Capivara, o festival também promove o “Ópera na Cidade”, na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, que leva diversas atrações artísticas regionais, oficinas, feirinha de artesanato e gastronomia local, de forma gratuita e aberta ao público. 

Para este ano, estão confirmadas as oficinas “Empreendedorismo para Mulheres da Caatinga”, “Comunicação Antirracista para os(as) guias turísticos” e “Oficina de Teatro Para Crianças”. 

Programação musical e oficinas 

Na programação da sexta edição da Ópera da Serra da Capivara, já estão confirmados a cantora e compositora Juliana Linhares; Raíssa Fayet, uma das grandes revelações da nova MPB, com participação do cantor e compositor Diego Moraes; a cantora e compositora Céu, uma das primeiras artistas brasileiras a ser indicada ao Grammy Latino; o grupo Boi de Piranha, que navega pelas riquezas da música afro-caribenha e brasileira, com foco nas criações originários do Norte do Brasil; e a cantora e compositora Mãeana, cuja música leva inspiração do feminino e do tropicalismo. 

A programação completa será divulgada em breve por meio do site oficial: www.operadaserradacapivara.com.br e as redes sociais oficiais: Instagram | @operadaserradacapivara .

Créd. Raiane Lobão

Sustentabilidade, capacitação e economia local

Além de prezar pela preservação, a Ópera da Serra da Capivara tem o compromisso de gerar impacto positivo nas pessoas e no planeta, por meio de ações que diminuam o impacto causado na região. 

“Todo o evento é planejado e realizado para gerar o menor impacto possível no meio ambiente da região. Para isso, promovemos algumas ações de suma importância, como a doação de todo o lixo reciclável para a associação local de catadores, a doação dos alimentos não perecíveis arrecadados junto às comunidades carentes da região, a distribuição gratuita de 40% dos ingressos dos espetáculos em ambiente fechado para guias turísticos, comunidade e trabalhadores(as) do evento, serviço de transfer para o público para minimizar a circulação de veículos, a disponibilização de banheiros químicos e coleta seletiva de lixo, entre outros, além, é claro, de seguir todas as regras e normas dos órgãos ambientais e obter todas as licenças necessárias para a realização do evento”, comenta Sádia Castro. 

O festival ainda oferece cursos e oficinas gratuitas para a qualificação de pessoas das comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento da região. 

Ópera da Serra da Capivara também contribui ativamente para a consolidação do Parque Nacional da Serra da Capivara como um importante vetor turístico no Piauí e para o desenvolvimento sustentável do sudeste do Estado, por meio da arte e da cultura, auxiliando ainda para o fortalecimento da economia local. Diversos comércios das cidades do entorno do festival atingem a capacidade máxima de acomodações. Já os restaurantes, bares, mercados e a produção e venda de souvenirs têm aumento de cerca de 300% na demanda. 

Ópera da Serra da Capivara tem patrocínio da Secult – Secretaria da Cultura do Piauí,  Sietur – Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo, e Governo do Piauí. Mais informações pelo site oficial: www.operadaserradacapivara.com.br e as redes sociais oficiais: Instagram | @operadaserradacapivara .

Serviço
Sexta edição da Ópera da Serra das Capivaras

“O Fantasma da Ópera da Serra das Capivaras”
Data: 17 a 17 de julho

Ingressos: Valores a partir de R$215 + taxa adm (meia-entrada solidária mediante entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento) pelo www.operadaserradacapivara.com.br 

Patrocínio: Secult – Secretaria da Cultura do Piauí , Sietur – Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo e Governo do Piauí.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *