Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

World Creativity Day – Onde estão os criativos?

No World Creativity Day – ou Dia Mundial da Criatividade para os mais abrasileirados – a imensidão da criatividade reflete toda sua possibilidade de reinventar um mundo já criado. A criatividade assume vertentes que trazem os desejos mais fundos de homens e crianças, dispostos a morarem em grandes reinos e assumirem papéis de criador e criatura, protagonizando sua própria narrativa, assim como Frankstein ou Dr. Godwin Baxter (Pobres Criaturas).

Com linha e agulha na mão, um mundo é bordado mediante a percepção de seus participantes, apegados as suas mais orgulhosas produções. Seja um simples pano de prato ou a maior e mais elaborada escultura. Todavia, só há inspiração quando há liberdade, quando há motivação que seus caminhos sejam traçados livres e incentivados a libertar através da arte tudo que se ama, tudo que se faz. Não há no mundo maior prazer que estar frente a uma comunidade que cria unida e que protege seus princípios. Você fez parte dessa revolução criativa?

WORLD CREATIVITY DAY – Confira todas as atividades ofertadas nos três dias de evento

Começando com chave de ouro, o World Creativity Day Niterói contou com uma abertura fantástica, protagonizada às 17h do dia 19 de abril. Com apresentações de diversos vídeos referentes a diversidade da criatividade, não passou despercebida a linda homenagem feita ao eterno Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, que veio a falecer no início do mês de abril. Este, permanece eternizado em nossa sociedade através de suas grandiosas obras, e agora, através de todos que se permitiram dar chance para criatividade e se inteirar dessa digna apresentação.

Abordando de maneira cirúrgica as dificuldades e caminhos enfrentados desde a criação do Dia Mundial da Criatividade e a elaboração do evento em 2018, Artemis Romano, organizadora responsável deste ano em Niterói, trouxe todo o impacto que sua criação retrata entre os amantes de atividades gratuitas e lúdicas. Com uma abordagem única e proativa, quando questionada sobre o que é a criatividade para alguém que se encontra a frente de um projeto dessa dimensão, dissertou:

“Criatividade, para mim, é a capacidade de se resolver problemas de forma criativa. Quer ter criatividade? Infelizmente, tenha problemas. A criatividade é uma forma de se pensar em alternativas diferenciadas para questões que acreditamos não ser capazes de resolver, sejam elas de cunho social ou emocional.”

Para todos os públicos!

Responsável pela escolha das programações do evento num todo, quando questionada sobre a estruturação de cada um dos três dias, concluiu que eram baseadas na inclusão de todas as faixas etárias. Pensando em um dia para jovens e expositores, feirinhas e palestras foram ofertadas na sexta-feira (19) no colégio Unilasalle. Trazendo uma pegada diversificada, possibilitou uma maior divulgação de diversos artesãos e o consumo de inúmeras iguarias produzidas por grandes e habilidosos cozinheiros.

No segundo dia, tiveram-se início às 9h da manhã no colégio Zerohum diversas brincadeiras voltadas para crianças, com a participação de Patrícia Schunk, professora e escritora, contando a história do livro Descobrindo a Cor de Dentro, e a criadora do Turma do Planeta Plactum. Além disso, outras atividades como teatro, interação com os animadores infantis Clack Boom e vários outros escritores, como Tamires Romano, autora do livro Verdinelo e seus amigos, tornaram a experiência única para todas as idades.

No terceiro e último dia, a natureza contribuiu com um céu azul e límpido aos amantes do ar livre, contando com passeios de bicicleta através do Gragoatá e cãominhada no campo de São Bento. Na parte da noite, teve-se o encerramento na colaboradora Nóbrega, onde diversos artistas se apresentaram, concluindo a maratona de atividades do World Creativity Day de Niterói.

Onde estão os criativos?

Com grandes eventos, grandes problemas parecem circundar toda uma organização. A importância da valorização da arte parece cair com o prolongar das décadas, numa linha tênue entre ser criativo ou ser comercial. Dessa forma, a revolução criativa é a resistência dessa pequena parte, dessa pequena sociedade que persiste em sua mais pura elegância e perseverança, mostrando que para tudo dar certo, além de recursos, há necessidade de grandes pessoas que lutem por suas convicções, o que é crucial para que tudo dê certo. Parafraseando V de Vingança, um evento é somente um evento, mas quando há pessoas suficientes, ele se torna um ideal, uma marca.

World Creativity Day ocorre no período referente ao dia Mundial da Criatividade (21), tendo no ano de 2024 a temática “Inteligências Plurais” como principal ponto para seu desenvolvimento. Acontece simultaneamente em diversas partes do Brasil.

Confira também

Uma resposta

  1. Excelente!!!
    Principalmente, quando comentado sobre a linha tênue entre ser criativo e ser comercial. Obrigada demais pela divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr