O catálogo da Netflix recebeu recentemente o documentário A Queda do Céu, que acompanha a luta do povo indígena Yanomami. A obra possui roteiro e direção de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha e foi considerada uma das produções mais relevantes do cinema brasileiro contemporâneo.
O filme é baseado no livro homônimo do xamã Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. Nele, acompanhamos o ritual Reahu na comunidade de Watorikɨ. O documentário serve de alerta sobre os riscos que a exploração predatória da floresta traz não apenas para os povos indígenas, mas para todo o equilíbrio do planeta.
A Queda no Céu marcou presença em diversos festivais e foi aclamado por grandes portais, como New York Times e Variety. Além disso, recebeu vários prêmios: Melhor Documentário pelo Prêmio APCA 2025, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte; Grande Prêmio do Júri no DOC NYC (EUA); os prêmios de Melhor Direção e Som no Festival do Rio; e muitos outros.
A Queda do Céu é uma coprodução Brasil-Itália da Aruac Filmes, Hutukara Associação Yanomami e Stemal Entertainment com Rai Cinema, e produção associada francesa de Les Films d’ici. Na Itália, o seu lançamento comercial é programado para o mês de novembro deste ano.
Confira abaixo o trailer e a sinopse oficial.
A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme “A Queda do Céu” acompanha o importante ritual, Reahu, que mobiliza a comunidade de Watorikɨ num esforço coletivo para segurar o céu. O filme faz uma contundente crítica xamânica sobre aqueles chamados por Davi de povo da mercadoria, assim como sobre o garimpo ilegal e a mistura mortal de epidemias trazidas por forasteiros que os Yanomami chamam de epidemias “xawara”, e traz em primeiro plano a beleza da cosmologia Yanomami, dos espíritos xapiri e sua força geopolítica que nos convida a sonhar longe.
Para mais notícias sobre filmes, documentários, streaming e obras nacionais, acompanhe a cobertura completa do portal Black Company.
Leia Também:
- Netflix anuncia Caso Eloá – Refém ao Vivo, novo documentário sobre o sequestro que parou o Brasil
- “Cocaine Quarterback” expõe a ascensão e queda de ex-jogador universitário ligado ao cartel mexicano
- A trilogia “O Povo do Ar”, de Holly Black, será adaptada para graphic novel
- No Céu da Pátria Nesse Instante: Sandra Kogut lança documentário sobre a crise política e social do Brasil