Ainda Estou Aqui chegou aos cinemas italianos com o apreço da crítica e do público. O filme de Walter Salles entrou para o top 10 do fim de semana e ainda garantiu a melhor média de renda por cinema. O desempenho, assim como em outros mercados, é reflexo da repercussão durante a temporada de premiações e da estima da crítica especializada.
Os jornais italianos não param de tecer elogios a atuação de Fernanda Torres. Roberto Nepoti, do La Repubblica, definiu a performance de Fernanda Torres como “excelente”. Já Ilaria Ravarino, do Il Messaggero, comparou Torres à Anna Magnani, italiana vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1956 por A Rosa Tatuada.
Além desses, outros jornais, como o La Stampa, não param de enaltecer o filme, dizendo que “Fernanda Torres teve uma atuação perfeita”. Para Paolo Mereghetti, do Corriere della Sera, o filme mostra “uma mãe corajosa, armada apenas com sua própria calma, a quem Fernanda Torres oferece uma das atuações mais intensas da sua longa e aplaudida carreira”.
Entre as novidades internacionais de Ainda Estou Aqui estão ainda as novas indicações. Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres), no OFTA Film Awards (Online Film & Television Association), que ocorre dia 23/02. Na sexta, (7) o filme concorre ao Critics Choice Awards de Melhor Filme Internacional. Neste domingo, (8) Ainda Estou Aqui representa o Brasil no Goya, disputando o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano.
Além das premiações em que concorre neste fim de semana, “Ainda Estou Aqui” disputa, no dia 16 de fevereiro, o BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão) de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Bilheterias brasileiras
Em sua 13ª semana em cartaz, ocupando 830 salas, Ainda Estou Aqui segue forte nas bilheterias brasileiras, e voltou a liderar o ranking do fim de semana. Após as indicações ao Oscar, o filme ganhou novo impulso e agora totaliza 4,1 milhões de espectadores. Com esse desempenho, a produção se consolida como o maior filme brasileiro lançado nos cinemas após a pandemia.
Repercussão do público pelo mundo
Mundialmente, espectadores e crítica seguem abraçando o filme, que recebeu o selo “Must See” no Metacritic. Além dele, apenas outros três títulos indicados a Melhor Filme no Oscar receberam essa marca. Entre os concorrentes a principal estatueta da premiação, Ainda Estou Aqui se destaca com os maiores índices no Rotten Tomatoes, onde conta com aprovação de 95% da crítica especializada, e 98%, do público, e no Letterboxd, com 4,4 estrelas (de 5).
Ainda Estou Aqui foi também um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024, foi escolhido por um júri de 100 jornalistas como o Melhor Filme de 2024 pela Revista Exame no Brasil, e reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação americana sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes de 2024.