Arame Farpado, um curta-metragem brasileiro de drama, foi selecionado para o Generation 14plus da 75ª Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece entre os dias 13 e 23 de fevereiro de 2025.
Dirigido por Gustavo de Carvalho, o filme foi realizado com recursos do Edital Lei Paulo Gustavo e orçamento enxuto. O filme foi produzido inteiramente no interior de São Paulo pela UFO Filmes, com sede em Paraguaçu Paulista.
“É um prazer estrear esse filme em um festival tão importante quanto a Berlinale, que faz com que essa história chegue cada vez mais longe. Berlim ajuda o filme a cruzar fronteiras, ainda mais em um momento tão bonito para o cinema brasileiro”, pontuou o diretor Gustavo Carvalho sobre a importância da seleção do filme.
Em Arame Farpado, a narrativa acompanha um drama familiar com duas irmãs e um padrasto recém-chegado, forçados a passar uma noite na sala de espera de um hospital. Enquanto enfrentam seus próprios conflitos, tornam-se testemunhas do caos social ao redor.
A produtora Luísa Cação também reforçou o impacto da conquista: “A gente quer que o mundo veja nossas histórias, escute o que a gente tem pra contar… e Berlim é uma oportunidade muito grande pra isso. Estamos muito felizes!”.
O elenco conta com a mineira Camila Botelho como protagonista e Ricardo Bagge, além da jovem atriz Isabella Guido, de 12 anos, descoberta em uma escola local, que faz sua estreia no cinema com uma performance marcante e, a partir dessa experiência, disse que deseja seguir a carreira.
Durante os bastidores da produção, foi construído um hospital fictício no município de Paraguaçu Paulista. A ação chegou a gerar burburinho entre os moradores da cidade, que pensaram se tratar de uma inauguração real. Depois de grande repercussão, a prefeitura precisou esclarecer que o local era parte do cenário do curta.
Para mais notícias de cinema, acompanhe nosso portal.