Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Criaturas da Mente”: Documentário une ciência e Ancestralidade

O documentário Criaturas da Mente, dirigido por Marcelo Gomes, acaba de divulgar seu trailer oficial. A produção é nacional. Além disso, estreou recentemente na abertura da 57ª edição do Festival de Brasília. Agora, o lançamento comercial já tem data marcada. O filme chega aos cinemas em 8 de maio, com distribuição da Bretz Filmes.

Sonhos como ponto de partida

A obra tem como fio condutor o neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro. Ele se lança em uma jornada profunda sobre os mistérios do inconsciente e o papel dos sonhos na vida humana. Além disso, o filme busca romper com uma visão estritamente racional da ciência. Para isso, propõe um diálogo entre o saber científico e os conhecimentos tradicionais de povos indígenas e de matrizes africanas.

Dessa forma, a abordagem revela a necessidade de romper com o pensamento eurocêntrico, ainda dominante em diversas áreas do conhecimento. Assim, Criaturas da Mente defende que os sonhos, além de experiências subjetivas, podem ser caminhos de transformação individual e coletiva.

Um encontro entre cinema e ciência em Criaturas da Mente

Com imagens marcantes e inserções de obras anteriores de Marcelo Gomes, o documentário constrói uma narrativa sensorial e provocadora. Além disso, o elenco de vozes que participa do filme é diverso. Estão presentes nomes como Ailton Krenak, Mãe Beth de Oxum, Mãe Lu, Dráulio Barros de Araújo e o jornalista Marcelo Leite, entre outros.

De acordo com o diretor, o longa simboliza a união entre áreas historicamente marginalizadas. Isso se torna ainda mais significativo diante dos ataques que ciência e cultura sofreram em governos recentes. Por essa razão, ele afirma: “Este documentário nasce do encontro entre a arte do cinema e a ciência. Em tempos difíceis, resistimos. E hoje o cinema brasileiro está mais vivo do que nunca”, declarou Gomes.

Produção colaborativa

Produzido por João Moreira Salles e Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes, em coprodução com a Globo Filmes e a GloboNews, o longa também contou com a participação da Carnaval Filmes. Ao longo do enredo, Ribeiro revisita experiências com substâncias psicodélicas e questiona os limites da racionalidade científica, sempre à luz das cosmologias tradicionais.

Criaturas da Mente convida o público a refletir sobre outras formas de existir, sonhar e compreender o mundo — um encontro entre o passado ancestral e o futuro possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr